Economia

IGF alerta que situação financeira da Madeira ainda pode piorar

Um relatório da Inspecção-Geral de Finanças (IGF), divulgado esta sexta-feira, alerta para o risco da situação financeira da Madeira ainda vir a piorar.

De acordo com o relatório do IGF, são vários os cenários que podem vir a agravar ainda mais a situação financeira da Madeira e, por consequência, o défice do país.

O primeiro apontado no documento é a possibilidade de virem a surgir no futuro, nas contas do arquipélago, despesas com aquisição de bens, serviços ou obras que já estavam programadas.

Outro cenário de agravamento da dívida madeirense prende-se com o facto do o governo regional ter concedido garantias, ou seja, ter servido de fiador a empresas do sector empresarial da Região Autónoma da Madeira que agora não conseguem honrar os seus compromissos.

No relatório é ainda referido que há uma forte possibilidade de o governo regional ter de assumir a responsabilidade total do passivo de empresas públicas sobre a sua alçada e que se encontram em situação económica e financeira «difícil».

Caso alguma destas situações aconteçam, alerta o IGF, as contas irão pesar para o défice da Madeira e para o do país, sendo que é o valor deste que conta para Bruxelas.

O relatório foi divulgado horas depois de o ministro das Finanças, Vítor Gaspar, ter dito que a dívida da região é de 6.328 milhões de euros.