Francisco José Viegas vai esta manhã à Comissão de Educação, Ciência e Cultura. O PCP e o Bloco de esquerda querem ouvir o secretário de Estado sobre as alterações anunciadas para o sector, por exemplo o fim das entradas gratuitas nos museus aos domingos.
O secretário de Estado da Cultura, Francisco José Viegas, afirmou na passada semana que vai acabar com a entrada grátis dos museus ao domingo de manhã, admitindo reservar apenas um dia por mês para as visitas gratuitas.
O secretário de Estado sublinhou que a percentagem de entradas pagas nos museus é, actualmente, de 36 por cento, e que o nível ideal para a sustentabilidade destas instituições seria de 80 por cento.
Segundo Viegas, as entradas pagas são «necessárias para conservar» os museus, e permitiriam que estes obtivessem mais receitas para financiar horários mais alargados de abertura ao público.