Política

Marcelo diz que palavras de PR foram uma recomendação ao Governo

Na TVI24, Marcelo Rebelo de Sousa comentou as palavras de Cavaco Silva, considerando que foram um conselho ao Governo para que faça um acerto na distribuição dos sacrifícios.

O antigo líder do PSD e Conselheiro de Estado entende que a declaração do Presidente da República, esta quarta-feira, foi uam recomendação, um conselho, ao executivo para que faça um acerto na distribuição dos sacrifícios para compor as contas publicas.

Na TVI24, Marcelo Rebelo de Sousa disse que Cavaco Silva transmitiu ao Governo que não gosta da proposta de Orçamento do Estado tal como está.

«Se o Presidente diz isso é uma chamada de atenção, que pode significar ele ter dúvidas em aceitar essa orientação sem algumas correcções. O Presidente por sistema promulga os orçamentos, mas o que ele está a dizer à maioria e ao Governo é 'vejam lá como é que compensam isto para não me obrigarem a promulgar uma solução que é violadora da Constituição, no sentido de ser contra a justiça fiscal'», explicou.

«Vamos ver se a maioria e o Governo são sensíveis e qual é a formúla que inventam, há várias, para compensar o que há [no OE2012] de injustiça fiscal», referiu Marcelo Rebelo de Sousa.