Vida

Ministro da Economia pede investigação a todos os aeroportos portugueses

Aeroporto de Lisboa Global Imagens

Depois de o mau tempo ter estragado parte da estrutura do aeroporto de Faro, o ministro da Economia quer saber em que estado estão os outros aeroportos do país.

Para além dos dois inquéritos já anunciados pelo Governo ao incidente em Faro, Álvaro Santos Pereira anunciou, esta sexta-feira à tarde no Parlamento, que deu ordem à ANA - Aeroportos de Portugal para analisar o estado de todas as infraestruturas aeroportuárias do país.

Segundo o governante, o Executivo pediu um relatório à ANA «sobre as vulnerabilidades das outras infra-estruturas aeroportuárias do país para os portugueses poderem ter confiança nos seus aeroportos e nas suas infra-estruturas».

«É importantíssimo saber se as nossas infra-estruturas estão à altura de aguentar fenómenos climatéricos como os que se passaram há três dias», justificou o ministro da Economia.

Álvaro Santos criticou o anterior governo por ter investido em novos aeroportos, em vez de ter apostado nas infra-estruturas já existentes.

O ministro, que se encontra esta tarde na comissão parlamentar de Economia e Obras Públicas a explicar o Plano Estratégico dos Transportes, já reafirmou que se o sector dos transportes não for reestruturado a dívida das empresas públicas atingirá 20 mil milhões de euros em 2015. Logo, advertiu, as empresas vão entrar em falência.

Para garantir caminho ao sector dos transportes, o Governo quer que o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) ajude a financiar os transportes públicos, disse, no mesmo local, o secretário de Estado das Obras Públicas, Sérgio Monteiro. No entanto, os estudos necessários ainda não estão concluídos.