Portugal

Ministro da Economia admite que encerrar metro às 23:00 «não faz sentido»

O ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, admitiu hoje que fechar o metro às 23:00 «não faz sentido» em nenhuma capital europeia.

«Nenhuma capital europeia fecha o metro as onze da noite. À partida, não faz sentido», afirmou Álvaro Santos Pereira à margem da conferência "Notação financeira, transparência e credibilidade dos mercados", organizada pelo jornal "i".

O encerramento do Metropolitano de Lisboa às 23:00 e a possibilidade de algumas estações fecharem as 21:00 são duas das medidas propostas pelo grupo de trabalho que está a delinear a reestruturação do sistema de transportes públicos.

O ministro da Economia confrontado, esta manhã, com a greve no sector dos transportes, sublinhou também que é impossível manter as empresas em funcionamento tal como estão, com dívidas tão altas.

«Neste momento, temos todos os anos as empresas de transportes a acumularem dívidas na ordem dos mil milhões de euros, só nos últimos dez anos, acumularam-se mais de dez mil milhões de euros», realçou este responsável, salientando que este valor correspondente a «três TGV's Lisboa-Porto», o que é «arrasador para o país».

Por este motivo, o ministro da Economia diz que a reestruturação «vai para a frente sem o mínimo de dúvidas», embora tenha salientando que tudo deverá ser feito em «diálogo» com os sindicatos, tentando «salvar o maior número de postos de trabalho».