A Europa ainda tem trabalho a fazer para estabilizar a situação financeira na Zona Euro, apesar das «boas notícias» na Grécia e em Itália, afirmou este sábado o presidente norte-americano.
O presidente dos Estados Unidos, que falava na abertura da Cimeira do Fórum de Cooperação Económica Ásia-Pacífico (APEC), no Havai, disse-se satisfeito por verificar que os governos europeus levam a sério a necessidade de resolver a crise da dívida.
Mas «ainda há trabalho a fazer na Europa, em sentido amplo, para dar aos mercados a firme segurança de que países como Itália vão poder financiar a sua dívida», disse.
Depois de, na semana passada, ter participado na cimeira do G-20 em Cannes (França), Barack Obama referiu o empenho dos dirigentes europeus na resolução da crise e afirmou que «o potencial novo governo em Itália e o novo governo na Grécia são boas notícias».
Para Obama, é importante que «a Europa apoie» os seus países membros. Os Estados Unidos, acrescentou, estão dispostos a apoiar a Europa «com conselhos e assistência técnica».
O presidente norte-americano repetiu que enquanto persistir uma situação de crise na União Europeia, isso «terá um efeito negativo na economia global».