Mundo

El Baradei retira candidatura às presidenciais

El Baradei

O egípcio Mohamed el Baradei, prémio Nobel da Paz, anunciou que não pretende avançar com a sua candidatura às eleições presidenciais no Egito ou a qualquer outro cargo oficial.

Em comunicado enviado à agência de notícias espanhola Efe, El Baradei explica que a sua consciência não lhe permite apresentar-se às presidenciais «a não ser que se tratasse de um regime democrático verdadeiro», manifestando a sua convicção de que «o antigo regime não caiu».

De acordo com o antigo secretário-geral da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA), «a arbitrariedade e a má administração do processo de transição afastam o país dos objetivos da revolução» que acabou com 30 anos de presidência de Hosni Mubarak, cuja data se assinala daqui a 11 dias.

El Baradei conclui, assim, que «o regime anterior não caiu» e recusa apresentar-se às presidenciais, nas quais se esperava que o Nobel representasse a ala liberal e progressista da sociedade egípcia.

«O mais importante que (a revolução) conseguiu foi romper a barreira do medo e recuperar a fé do povo na sua força de mudança», sublinha El Baradei no comunicado, acrescentando que «este povo vai continuar a reclamar os seus direitos até que os consiga alcançar por completo».

Recorrendo a uma metáfora, o antigo responsável da AIEA refere que «o barco da revolução enveredou por um caminho difícil, foi destruído por vagas fortes e impedido de chegar ao porto da salvação» e atribui o fracasso ao «tripulante do barco, que não soube eleger os passageiros e não tem qualquer experiência de navegação».

[Texto escrito conforme o novo Acordo Ortográfico]