Mundo

Reunião do Eurogrupo na quinta-feira para discutir Grécia

Os ministros das Finanças da zona euro vão reunir-se na quinta-feira ao final da tarde em Bruxelas para discutir o segundo programa de ajuda à Grécia, anunciou o presidente do Eurogrupo.

«O presidente do Eurogrupo, Jean Claude Juncker, decidiu convocar uma reunião do Eurogrupo para quinta-feira 9 de fevereiro às 18:00» locais (17:00 de Lisboa), lê-se num curto comunicado divulgado em Bruxelas.

Hoje, Juncker já indicara que iria esperar «até ao fim do dia» decisões por parte do governo grego sobre as medidas de austeridade para poder marcar uma reunião do Eurogrupo, tendo agora confirmado a realização do encontro - no qual participará o ministro das Finanças Vítor Gaspar -, quando ainda decorre em Atenas uma reunião decisiva entre o primeiro-ministro grego, Lucas Papademos, e os líderes dos três partidos que compõem a coligação do seu governo.

O acordo entre os partidos da oposição e o governo, após as reuniões com a "troika" e os encontros paralelos com os credores privados, abre o processo para um segundo resgate financeiro da Grécia, de mais de 130 mil milhões de euros, mas os adiamentos sobre as conclusões sucedem-se desde segunda-feira.

O novo fundo de resgate é fundamental para o pagamento, até ao dia 20 de Março de 14.5 mil milhões de euros aos credores privados.

O gabinete de Papademos comunicou hoje que o documento de cinquenta páginas sobre as novas medidas de austeridade foi enviado durante a manhã aos líderes dos três partidos da coligação, tendo fonte do partido conservador, "Apelo Popular Ortodoxo», afirmado à agência Associated Press que a «versão final do documento» estava a ser analisada e que os socialistas do PASOK e os dirigentes da Nova Democracia esperavam aprovar o texto final ainda hoje.

De acordo com a Athens News Agency, o acordo político entre os três partidos pode ser comunicado a qualquer momento, um dia depois da greve geral decretada pelas centrais sindicais contra as novas medidas, e deve ser apresentado pelo ministro das Finanças grego, Evangelos Venizelos, aos ministros das Finanças da zona euro, na quinta-feira, caso a reunião se venha a realizar.