A quinta revisão do programa de assistência financeira internacional a Portugal começará na próxima terça-feira, dia 28, confirmou hoje o Ministério das Finanças. Esta será a última visita da troika antes da apresentação do Orçamento de Estado para 2013.
A revisão ocorre igualmente num momento em que o Governo já reconheceu que não será possível cumprir a meta orçamental para este ano (4,5 por cento do PIB), devido a um desvio nas receitas fiscais.
A equipa da troika irá, durante cerca de semana e meia, ter reuniões com membros do Governo, deputados e funcionários da administração pública.
Este processo de revisão é trimestral e está previsto no programa de assistência económica e financeira, através do qual a troika disponibilizou 78 mil milhões de euros para Portugal.
A transferência de cada tranche deste pacote de ajuda está dependente de um resultado positivo do processo de revisão. Em todas as quatro revisões anteriores, a equipa da troika manifestou-se satisfeita com os progressos feitos por Portugal na aplicação do programa.