PCP diz que «objetivo de défice está em causa», Bloco pede nova política orçamental
Reagindo ao boletim de execução orçamental, o PCP explica que as medidas aplicadas pelo Governo foram «superadas pelo impacto da recessão na evolução da receita fiscal». O Bloco pede a «reconversão de toda a política orçamental».
Corpo do artigo
O comunista José Lourenço entende que os números divulgados pelo boletim de execução orçamental desta quinta-feira «colocam em causa o objetivo do défice orçamental».
Segundo este deputado do PCP, o «corte dos salários da Administração Pública, pensões dos reformados, investimento público e aquisições de bens e serviços acabaram por superadas pelo impacto da recessão na evolução da receita fiscal».
Por seu lado, o bloquista Luís Fazenda considera que estes dados significam que o «Governo terá de apresentar uma alteração na sua política orçamental».
«Não basta alterar alguns aspetos, tem de haver a reconversão de toda a política orçamental e uma renegociação com a troika acerca do memorando de entendimento e os objetivos de défice e de dívida», explicou.
Este deputado do Bloco de Esquerda lembrou ainda que os «discursos do Pontal do primeiro-ministro são demolidos cada vez que sai um relatório da execução orçamental».