Benfica

Petit: «Benfica pode explorar pontos fracos do Barcelona»

Numa entrevista à TSF, Petit acredita que o Benfica pode fazer um resultado positivo em Barcelona, na última jornada da Liga dos Campeões. O antigo médio do clube acredita que os catalães «também têm pontos fracos» e defende que Messi não deve ficar de fora.

O Benfica tem de mentalizar-se que o Barcelona «também tem pontos fracos», uma ideia expressa por Petit, antigo médio do clube, numa entrevista à TSF.

«Sabemos que vai ser difícil mas acredito que os jogadores estão moralizados, dependem de si para vencer o Barcelona e depois esperar» que o Celtic - Spartak beneficie o clube português, na derradeira jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões.

Numa análise às duas equipas, que estarão frente a frente em Camp Nou a 5 de Dezembro, Petit reconhece um Benfica «aguerrido, à imagem de Jorge Jesus».

«Sai muito bem em transições, com muitos jogadores e pode explorar a forma que o Barcelona tem de atacar com muitos jogadores também, pressionando de imediato quando perde a bola. Se o Benfica conseguir ultrapassar essa etapa de pressão, pode ter algumas oportunidades jogar em transições rápidas», salienta Petit.

O antigo internacional recorda o encontro de 2006, em que também foi protagonista, nos quartos de final da Liga dos Campeões, em que o Benfica, então orientado por Ronald Koeman disputou o segundo e decisivo encontro também em Camp Nou. E explica as diferenças que encontra, entre a formação então orientada por Frank Rijkaard e a que ganhou espaço único na história do futebol com Pep Guardiola e agora com Tito Vilanova.

«O Barcelona é uma equipa que joga junta desde a formação. Em 2006, o conjunto que eu apanhei era mais experiente, tinha jogadores de várias seleções europeias, alguns deles capitães dessas seleções. Foi um jogo complicado mas eu lembro-me de uma oportunidade nos últimos cinco minutos, com o Simão, em que podiamos ter feito o 1-1 e podiamos ter passado». O Benfica foi eliminado então ao perder 2-0 na Catalunha, após nulo na Luz, com Samuel Eto'o a marcar o segundo dos blaugrana apenas ao minuto 89.

Os jovens que têm sido lançados a partir de La Masia chegam com selo de «muita qualidade» e por isso Petit considera que «não há equipa A nem B» no Barcelona.

«O Benfica só tem de interiorizar que deve continuar a jogar como tem feito, chegar a Barcelona e lutar pelos três pontos», acrescenta.

E se Petit fosse o treinador do Barcelona? Pouparia Messi a este jogo com o Benfica, já que os catalães têm o apuramento garantido para a próxima fase? «Ele faz praticamente todos os jogos e dificilmente fica de fora. Mesmo a 'passo', não correndo muito, Messi de um momento para outro pode resolver um jogo. Acho que os melhores do mundo devem estar em todos os jogos. Eu colocaria o Messi», responde Petit.