Vida

"El Celler de Can Roca" ganha prémio de melhor restaurante do mundo

Irmãos Roca, que gerem o restaurante El Celler de Can Roca Direitos Reservados

O espanhol "El Celler de Can Roca" foi considerado o melhor restaurante do mundo pela revista Restaurant. O restaurante Vila Joya, de Vilamoura, subiu ao 37º posto desta lista.

A revista britânica Restaurant considerou que o restaurante espanhol "El Celler de Can Roca", de Girona, é o melhor do mundo em 2013.

[Youtube:PvDc5VMb05A]

Fundado em 1986 e dirigido pelos três irmãos Roca, o "El Celler de Can Roca" ultrapassou o dinamarquês Noma, que passou para a segunda posição, após 63 pessoas terem tido uma intoxicação alimentar em fevereiro neste restaurante de Copenhaga.

O juri considerou que este «restaurante familiar conquistou o mundo depois de um começo verdadeiramente humilde, onde três irmãos desenvolveram as suas aptidões para criarem uma unicamente quente e maravilhosa experiência».

Depois de oito anos entre os 50 melhores restaurantes mundiais, Juan Roca, um dos irmãos que dirige o agora melhor restaurante do mundo, prometeu apenas «continuar a trabalhar com autenticidade, generosidade e hospitalidade e compromisso claro com a criatividade».

Com este prémio, a cidade de Girona regressa ao topo dos melhores restaurantes, isto depois do domínio de muitos anos do «El Bulli», de Ferran Adrià, que encerrou em 2011 e que venceu este prémio por cinco vezes em oito anos.

Na terceira posição da lista dos melhores 50 restaurantes do mundo está o italiano "L'Osteria Francescana", localizado em Modena.

Por seu lado, o restaurante Vila Joya, de Vilamoura, continua a ser o único português nesta lista, tendo este restaurante subido oito lugares para o 37º posto.