A ministra Assunção Cristas garantiu na quarta-feira à noite que o Estado vai entregar o dinheiro que deve há cerca de dois anos à Sociedade de Reabilitação Urbana do Porto.
Assunção Cristas revelou ontem, na TVI24, que o ministro das Finanças Vítor Gaspar já desbloqueou os 2,4 milhões de euros reclamados pelo presidente da câmara Municipal do Porto, Rui Rio.
Há dois dias, no Parlamento, a ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território reiterou a intenção do Governo de sair da administração da Sociedade de Reabilitação Urbana Porto Vivo, alegando que o Estado «não deve ser duplamente financiador e accionista».
Na altura, Assunção Cristas garantiu que o Estado iria honrar o pagamento das dívidas de 2010 e 2011, quando foram apresentados prejuízos de dois milhões de euros por ano, repartidos entre os acionistas Estado e Câmara do Porto, aguardando apenas autorização do Ministério das Finanças.
O impasse esteve, há semanas, na origem de uma carta aberta ao Governo assinada por várias personalidades do Porto, um movimento promovido pelo presidente da câmara Rui Rio.
De acordo com a edição de hoje do jornal Público, o Governo deve aprovar no Conselho de Ministros desta quinta-feira a libertação dos 2,4 milhões de euros em dívida à Porto Vivo.