Cerca de meia centena de pensionistas e reformados estiveram, esta manhã, concentrados em frente da Caixa Geral de Aposentações (CGA) em protesto contra o cortes nas pensões, que consideram «ilegais e imorais».
«Este protesto simbólico tem como objetivo dizer que estamos indignadissimos com os cortes nas pensões», disse a agência Lusa Maria do Rosário Gama, presidente do APRe! - Associação de Aposentados, Pensionistas e Reformados, que promoveu a iniciativa.
A Caixa Geral de Aposentações, na Avenida 5 de Outubro, foi o local escolhido para o protesto porque «é aqui que, se os cortes forem para a frente, vai ser enterrado o estado de direito», adiantou Maria do Rosário Gama.
Na concentração, onde muitos dos reformados envergam t'shirts pretas e brancas com a inscrição "Não somos descartáveis", as conversas baseiam-se nos impactos que os cortes nas pensões têm na vida dos idosos.
«Nós achamos que estes cortes, depois de uma vida de trabalho (...), são a violação total do principio da confiança», sublinhou a presidente da associação.