Freitas do Amaral recorda, em declarações à TSF, José Medeiros Ferreira, que morreu hoje, como o inspirador da adesão de Portugal à então CEE.
«Era um grande professor, um homem muito inteligente e culto. Deve ser recordado do ponto de vista pessoal como uma pessoa de grande verticalidade, do ponto de vista político como o grande inspirador de Mário Soares quando o doutor Medeiros Ferreira era ministro dos Negócios Estrangeiros e foi feito o pedido de adesão de Portugal à CEE», explica.
É precisamente a esse período da história, que Freitas do Amaral vai buscar uma das memórias mais fortes de Medeiros Ferreira.
«Na Primavera de 1977 fez uma exposição perante a Assembleia da República explicando todas as razões políticas, económicas e estratégicas pelas quais o projeto europeu merecia o apoio os portugueses, fundamentando o nosso pedido de adesão. Com esta iniciativa antecipou-se em seis meses ao Governo de Adolfo Suaréz, em Espanha, que creio ter sido bastante influenciado pela rapidez com que Portugal pediu a adesão», realça.