Economia

Silva Peneda defende que discutir apenas o salário mínimo não chega

José Silva Peneda Global Imagens

O presidente do Conselho Económico e Social aplaude a disponibilidade do Governo mas espera que o debate na concertação social não se limite ao aumento do salário mínimo.

Em declarações à TSF, José Silva Peneda diz que gostou de ver o primeiro-ministro afirmar que está disponível para negociar o salário mínimo. No entanto, o presidente do Conselho Económico e Social (CES) espera que discussão em concertação social seja mais abrangente.

Silva Peneda espera que haja a oportunidade para discutir na concertação social questões como a reforma do Estado e o crescimento da economia.

O presidente do CES diz ainda acreditar que o anúncio feito ontem pelo primeiro-ministro terá sido motivado pelo fim do programa da troika, mais do que por calendários eleitorais.

Ontem, pouco depois do anúncio de Passos Coelho, o secretário geral do PS desafiou o chefe de Governo a não perder tempo e a convocar de imediato a concertação social para debater o aumento do salário mínimo.

António José Seguro também questionou se a disponibilidade do primeiro-ministro não estará relacionada com proximidade das eleições europeias.