Mundo

Ucrânia: Tropas russas recuaram pelo menos dez quilómetros da fronteira

As tropas russas recuaram pelo menos dez quilómetros da fronteira com a Ucrânia, anunciou um responsável da guarda de fronteira ucraniana, citado pelas agências ucranianas.

«As tropas russas estão pelo menos a dez quilómetros da fronteira. Quanto ao que se passa para lá (dos dez quilómetros), não é a mim que devem perguntar», mas aos russos, disse Sergui Astakhov, precisando que um avião de reconhecimento sobrevoou na segunda-feira 820 quilómetros da fronteira.

O Presidente russo, Vladimir Putin, anunciou na segunda-feira o fim dos exercícios militares nas regiões fronteiriças com a Ucrânia e pediu a Kiev para retirar as suas tropas da zona oriental ucraniana.

Cerca de 40.000 tropas russas, segundo os países ocidentais, estavam destacadas desde março nas três regiões que fazem fronteira com a Ucrânia, o que levou as autoridades de Kiev e aliados a considerar a possibilidade de uma invasão russa do leste da Ucrânia.

Depois da anexação da península da Crimeia pela Rússia, em março, forças pró-russas do leste da Ucrânia revoltaram-se contra as autoridades de Kiev, tomando edifícios públicos em várias cidades e, nas regiões de Donetsk e Lugansk, realizando referendos por uma união com a Rússia, aprovados por ampla maioria.

Redação