Política

TC: Governo procurará soluções «viáveis» e «justas», diz Paulo Portas

Paulo Portas Global Imagens/Filipe Pinto

Numa declaração aos jornalistas, o vice-primeiro-ministro admitiu que «é preferível» que as decisões surjam agora «do que mais tarde, em plena execução orçamental futura».

O vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, disse hoje que o Governo procurará soluções «viáveis» e «justas» para ultrapassar as decisões do Tribunal Constitucional (TC) sobre cortes salariais e a contribuição de sustentabilidade.

Numa breve declaração aos jornalistas no Palácio das Laranjeiras, em Lisboa, após ser conhecida a decisão dos juízes do Palácio Ratton, Paulo Portas esclareceu que as suas palavras consistiam numa «posição política geral baseada» nas declarações de responsáveis do TC, até porque o texto só chegou ao Governo há «alguns minutos».

O vice-primeiro-ministro admitiu que «é preferível» que as decisões surjam agora «do que mais tarde, em plena execução orçamental futura».

«É importante salientar que o quadro orçamental de hoje e de amanhã já não é o do programa de assistência económica e financeira, a era da 'troika', mas é o que está inscrito no tratado orçamental e nas novas regras europeias», acrescentou o governante.