Mundo

Merkel e Poroshenko defendem «fim do fornecimento de armas» russas

Petro Poroshenko, Angela Merkel e Vladimir Putin Reuters/Kevin Lamarque

A chanceler alemã e o Presidente ucraniano defenderam hoje «o fim do fornecimento de armas» da Rússia ao leste da Ucrânia, durante uma conversa telefónica, indicou a chancelaria.

«Os parceiros concordaram que estas entregas de armas devem parar e que um cessar-fogo deve ser estabelecido», precisou o porta-voz de Angela Merkel, Steffen Seibert, citado num comunicado.

Merkel e Petro Poroshenko analisaram a situação no leste de Ucrânia, e as informações dos separatistas pró-russos sobre o fornecimento de blindados e pessoal provenientes da Rússia, acrescentou o gabinete da chefe do Governo alemão.

«A chanceler manifestou a vontade de que o executivo russo se posicione relativamente a estas informações e às afirmações dos separatistas», sublinhou Steffen Seibert.

No domingo, os ministros dos Negócios Estrangeiros alemão, russo, ucraniano e francês têm prevista uma reunião, em Berlim, para tentar apaziguar a situação no leste da Ucrânia.

«Estarei em Berlim no domingo para uma reunião com [Frank-Walter] Steinmeier, [Laurent] Fabius e [Serguei] Lavrov. Pouco importa que seja uma mesa redonda ou uma mesa quadrada, é preciso que falemos», anunciou, na sexta-feira, o chefe da diplomacia ucraniana, Pavlo Klimkin, na sua conta da rede social Twitter.

O anúncio deste encontro surge depois da divulgação de notícias contraditórias sobre a entrada de uma coluna militar russa no leste da Ucrânia, com Kiev a afirmar que a artilharia destruiu veículos blindados russos que penetraram no território. Moscovo negou a entrada de tal coluna em espaço ucraniano.

Redação