O grupo José de Mello Saúde anunciou hoje ter lançado uma Oferta Pública de Aquisição da Espírito Santo Saúde para concorrer com o grupo mexicano Ángeles, cujo investimento total poderá chegar aos 420 milhões de euros.
A oferta foi comunicada à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) e implica uma contrapartida de 4,40 euros por ação, estando condicionada à aquisição de, pelo menos, 50,01% do capital do grupo dono do Hospital da Luz.
O objetivo desta proposta de compra é «combinar» os negócios da José de Mello Saúde com os negócios da Espírito Santo Saúde. É isso que está escrito no comunicado publicado pelo regulador da bolsa.
O texto sublinha as vantagens da junção das duas empresas mais eficiência, um reforço da qualidade dos serviços médicos e uma partilha das melhores práticas.
Tal como a Espírito Santo Saúde, a José de Mello é um "gigante", privado, do setor da saúde em Portugal. Tem 11 hospitais ou clínicas pelo país e duas parcerias público-privadas nos hospitais de Braga e de Vila Franca de Xira.
Para além das vantagens de unir dois grupos, o comunicado que explica esta oferta de aquisição sublinha o preço: mais 10 cêntimos por ação do que o grupo mexicano que há um mês apresentou outra proposta.
Na prática, se comprar todas as ações da Espírito Santo Saúde, a José de Mello vai gastar 420 milhões de euros, mais 10 milhões do que a avaliação mexicana.
O comunicado da empresa que gere os hospitais e clínicas CUF sublinha ainda que o valor oferecido representa um prémio de 22% em relação aos preços praticados em bolsa nos últimos seis meses.