"The Revenant" e "Mad Max: Estrada da Fúria" lideram as nomeações a um dos mais cobiçados prémios da Sétima Arte. A lista completa foi anunciada esta quinta-feira.
Corpo do artigo
As nomeações para a 88.ª edição dos Óscares ditaram dois grandes protagonistas: O filme "The Revenant - O Renascido", do mexicano Alejandro González Iñárritu, com 12 nomeações, e "Mad Max: A estrada da Fúria", de George Miller, com 10.
Os dois filmes competem em todas as categorias para as quais estão nomeados, entre elas, melhor realizador, filme e direção de fotografia. "O Renascido" apenas leva a dianteira nas categorias de atuação, com as nomeações de Leonardo DiCaprio (melhor actor) e Tom Hardy (melhor actor secundário).
O mais recente filme de Iñárritu - que estreia em Portugal no dia 21 - é um filme de época, passado na América do século XIX, inspirado numa história verídica de uma expedição, envolvendo um comerciante de peles, Hugo Glass, e de um confronto com os Arikara, um dos povos nativos americanos.
[youtube:hi6GqLgN1DU]
"Mad Max: A estrada da Fúria" traz de volta o universo de Max Rockatansky (também interpretado por Tom Hardy), num mundo futurista e apocalíptico e com um grupo de rebeldes em busca de um paraíso que não existe.
[youtube:WBz12-GilRk]
Na lista dos mais nomeados surgem depois "Perdido em Marte", de Ridley Scott, com sete nomeações. "A ponte dos espiões", de Steven Spielberg, "Carol", de Todd Hayners, e "O caso Spotlight", de Tom McCarthy, tiveram seis nomeações cada.
Para melhor ator principal, além de DiCaprio (que está nomeado pela sexta vez) foram indicados Bryan Cranston ("Trumbo"), Eddie Redmayne ("A rapariga dinamarquesa"), que venceu um Óscar em 2015 pelo desempenho em "A teoria de tudo", Matt Damon ("Perdido em Marte") e Michael Fassbender ("Steve Jobs").
Para melhor atriz principal surgem as repetentes Cate Blanchett ("Carol"), Jennifer Lawrence ("Joy") e Saoirse Ronan ("Brooklyn"). Nomeadas pela primeira vez, figuram Brie Larson ("Room - O quarto de Jack") e - com uma carreira de mais de 40 anos - Charlotte Rampling ("45 anos").
Destaque ainda para a nomeação de "O menino e o mundo", do realizador brasileiro Alê Abreu, para o Óscar de melhor filme de animação, numa categoria onde estão ainda "Divertida-mente", "Anomalisa", "When Marnie was there" e "Ovelha Choné - O filme".
[youtube:wEkUVme8a9o]
Para o Óscar de melhor filme estrangeiro (em língua não inglesa) estão nomeados "O abraço da serpente" (Colombia), "The son of Saul" (Hungria), "A war" (Dinamarca), "Theeb" (Jordânia) e "Mustang" (França).
A cerimónia de entrega dos Óscares está marcada para 28 de fevereiro em Los Angeles, com apresentação do ator e humorista Chris Rock.
A lista completa pode ser consultada nesta ligação.