São duas categorias onde não há unanimidade sobre quem vai levar o Óscar para casa. Ainda que Kate Winslet e Sylvester Stallone sejam apontados como os prováveis vencedores, é preciso respeitar a concorrência.
Corpo do artigo
As Atrizes Secundárias
A categoria do Óscar para Melhor Atriz Secundária está a ser encarada com uma das mais competitivas da noite. Ainda que, nas últimas semanas, se esteja a preparar a "luta" entre Kate Winslet e Alicia Vikander, verdade é que tanto Rooney Mara, como Jennifer Jason Leigh ou Rachel McAdams podem ser uma das escolhidas.
Apesar de uma carreira produtiva, esta é a primeira nomeação aos Óscares para Jennifer Jason Leigh. A atriz está nomeada pelo papel de Daisy Domergue no filme "Os Oito Odiados". É a única grande personagem feminina numa história cheio de homens, arrebatando algumas das melhores cenas do filme, o que lhe valeu muitos pontos junto da crítica. Ainda assim, há que lembrar que não venceu o Globo de Ouro nem tão pouco foi nomeada para a Guilda dos Actores.
Já Rooney Mara consegue a sua segunda nomeação aos Óscares com o papel de Therese Beivet no filme "Carol". A crítica adorou a subtileza desta personagem de emoções contidas no meio de um romance homossexual em plenos anos 50, e o filme recebeu seis nomeações, o que revela algum apoio. Ainda assim, e apesar de estar nomeada, a atriz ainda não recebeu nenhum grande prémio esta temporada.
Rachel McAdams está nomeada pelo filme "O caso Spotlight", onde interpreta a personagem de Sacha Pfeiffer, uma das jornalistas que investigou o escândalo sexual na Igreja católica de Boston. Também a sua personagem é uma mulher num mundo de homens mas, e segundo a imprensa especializada, é uma interpretação demasiado subtil e sem um grande momento que cause impacto. Ainda assim, é notório o agrado da Academia com "O caso Spotlight", pelo que McAdams pode receber um voto de simpatia.
Alicia Vikander está nomeada pelo papel de Gerda Wegener no filme "A Rapariga Dinamarquesa". A atriz tem causado muito boa impressão junto do público e da crítica, não só por este filme mas também por "Ex Machina", e são muitos os que defendem que esta nomeação aos Óscares devia ter sido para Atriz Principal. Vikander ganhou o Guilda dos Atores e os prémios da Critica, derrotando a favorita Kate Winslet.
Kate Winslet é o peso pesado das nomeadas mas nem por isso a vitória está garantida. A atriz desempenha o papel de Joanna Hoffman, no filme "Steve Jobs", uma personagem sem grande glamour mas com muito a dizer e com sotaque. Tudo características que a Academia de Hollywood costuma premiar. Winslet já ganhou o BAFTA e o Globo de Ouro nesta mesma categoria mas a verdade é que "Steve Jobs" não tem propriamente grande apoio junto da Academia (Michael Fassbender é a outra nomeação). E há ainda o facto de Winslet já ter um Óscar em casa (Melhor Atriz pelo filme "O Leitor", em 2009).
Os Atores Secundários
Será que este vai ser, finalmente, o ano de Sylvester Stallone? O ator surge como um dos grande favoritos mas há quem aponte também o nome de Tom Hardy. Mas vamos conhecer o grupo:
Christian Bale está nomeado pela personagem Michael Burry no filme "A Queda de Wall Stree". É um filme de elenco pelo que o facto de estar nomeado demonstra bem o poder da sua interpretação, No entanto, Bale já ganhou um Óscar nesta mesma categoria, em 2010 e muitos apontam que a próxima vitória terá de ser na categoria de interpretação principal. Ainda assim, pode ser que os maneirismos de Burry consigam ganhar a simpatia dos votantes.
Tom Hardy teve um ano em grande que lhe valeu a atenção não só do público mas também da crítica. O ator está nomeado pelo papel de John Fitzgerald no filme de "The Revenat - O Renascido" mas ninguém esquece "Mad Max: Estrada da Fúria" ou "Lendas do Crime". O jornal "The Telegraph" escreve que muito poucos atores conseguem emular uma violência tão inata e desarticulada como Hardy e este é o tipo de papéis que a Academia costuma premiar.
Mark Rylance está nomeado pelo papel do espião soviético Rudolf Abel no filme "A Ponte dos Espiões". Rylance, respeitado ator de teatro britânico, tem aqui uma rara aparição no grande ecrã e muitos tomavam-no como certo para o Óscar quando o filme estreou. Venceu o BAFTA nesta mesma categoria e a crítica classifica a sua interpretação de "magnífica". Será suficiente para ganhar o voto da Academia?
Mark Ruffalo consegue a sua segunda nomeação consecutiva para o Óscar de Melhor Ator Secundário com o papel do jornalista Michael Rezendes no filme "O Caso Spotlight". Ter sido destacado num filme de elenco demonstra bem a força da sua interpretação mas a imprensa da especialidade lembra que pode não ser suficiente para bater a popularidade de Stallone. Ainda assim, este é um ator respeitado por Hollywood, ou não tivesse já na carteira três nomeações nos últimos seis anos.
E depois há Rocky. Quatro décadas depois do primeiro filme, Sylvester Stallone regressa ao grande ecrã como Rocky Balboa, no filme "Creed: o Legado de Rocky". É um regresso aclamado pelo público e pela crítica, com Stallone a conseguir convencer no papel de um pugilista envelhecido em luta com os seus problemas pessoas enquanto treina um jovem boxeur. O ator ganhou o Globo de Ouro na mesma categoria - com direito a uma ovação de pé - mas nem sequer foi nomeado para o Guilda dos Atores ou o BAFTA. Poderá o Óscar ser um prémio de homenagem? A ver vamos.