Na corrida ao Óscar de Melhor Filme estão as oito películas que os membros da Academia consideraram ser as melhores do que foi feito o ano passado em termos de cinema. "The Revenant - O Renascido" surge como o grande candidato.
Corpo do artigo
Este ano, os membros da Academia destacaram novamente oito películas de todo um manancial de filmes produzidos ao longo de 2015. Apesar de "The Revenant - O Renascido" ser um grande favorito, a imprensa especializada não descarta a forte concorrência dos "A Queda de Wall Street" e "O Caso Spotlight". Aqui ficam os nomeados:
"A Queda de Wall Street": O filme segue um grupo de gestores de fundos de investimento que se aperceberam, antes do resto do mundo, do "castelo de cartas" prestes a colapsar que era o mercado imobiliário em 2008 e tiraram proveito disso. Com um leque de atores de peso, e uma série de cameos de gente famosa, o filme foi bem recebido pelo público e pela crítica. A vitória nos Prémio da Guilda dos Produtores fazem de "A Queda de Wall Street" um sério candidato ao Óscar mas o mais provável será vencer na categoria de Argumento Adaptado. O filme arrecada 5 nomeações.
[youtube:E6DjrzO19cE]
"A Ponte dos Espiões": Em plena Guerra Fria, o advogado norte-americano James Donovan (Tom Hanks) é chamado a defender Rudolf Abel (Mark Rylance, nomeado na categoria de Ator Secundário), acusado de ser um espião para a União Soviética. Donovan é depois enviado a Berlim numa missão quase impossível, para negociar a troca de Abel por um piloto norte-americano capturado pelas forças soviéticas. Realizado por Steven Spielberg, o filme tem recebido muitas nomeações mas ganho poucas, o que não augura bom resultado junto da Academia. O filme arrecada seis nomeações.
[youtube:w5xx1zjoysA]
"Brooklyn": O filme segue a história de Eilis Lacey, uma irlandesa que deixa a terra natal e emigra para os EUA, em 1952, em busca de emprego e uma vida melhor. Em Brooklyn, as saudades de casa são mitigadas pelo amor de um jovem italiano por quem se apaixona. O regresso a casa, por motivos pessoas, coloca Ellis numa encruzilhada, onde terá de escolher entre dois países e dois homens que a amam. É uma história familiar mas muito bem contada, diz a crítica. Apesar de ter arrecadado muitas nomeações, também não teve muitas vitórias. O filme chega aos Óscares com três nomeações.
[youtube:15syDwC000k]
"Mad Max - Estrada da Fúria": Num mundo apocalíptico marcado pela seca, o solitário Max Rockatansky (o ator Tom Hardy) junta forças a Imperator Furiosa (a atriz Charlize Theron) e ao seu grupo de mulheres rebeldes para derrubar o ditador Immortan Joe. O regresso do realizador George Miller ao mundo Mad Max foi recebido com louvores pela critica e pelo público e é um dos filmes sensação de 2015. O filme tem ganho vários prémios, essencialmente em categorias técnicas, e são muitos os que desejam que o Óscar vá para casa com "estes loucos". Mas a Academia não costuma ser tão pouco convencional e é provável que este seja apenas um caso de "já foi uma honra ter sido nomeado". É o segundo filme mais nomeado da noite, com 10 indicações.
[youtube:hEJnMQG9ev8]
"Perdido em Marte": O filme segue a história do astronauta Mark Watney que, abandonado pelos colegas em Marte, tem de descobrir como sobreviver no inóspito planeta até que uma missão de salvamento possa ser possível. Baseado na novela de Andy Weir, a longa-metragem acabou por ser um grande sucesso de bilheteira, em parte devido à interpretação de Matt Damon. Estranhamente, e porque esta história é afinal um drama, o filme recebeu o Globo de Ouro para Melhor Comédia ou Musical. O filme chega aos Óscares com 7 nomeações.
[youtube:OjojQ-20Eu4]
"The Revenat -O Renascido": O filme segue a vida de Hugh Glass (Leonardo Di Caprio), um caçador que é deixado como morto por dois colegas de trabalho (Tom Hardy e Will Poulter), depois de ser atacado por um urso. Movido pela vingança, e com a família no pensamento, Glass enceta uma viagem pelo invernoso e frígido Oeste, em busca dos homens que o abandonaram. A longa-metragem recebeu criticas favoráveis ao nível da realização, com Alexandro Iñarritu a ser louvado pela forma como conseguiu filmar em condições tão adversas, e também ao nível da interpretação de Leonardo Di Caprio. O filme tem conquistado vários prémios, é claramente o grande favorito e chega aos Óscares com o maior número de nomeações (12).
[youtube:D-lBguboebc]
"Quarto": O filme segue a vida de Ma (Brie Larson), uma jovem mulher mantida em cativeiro durante sete anos e que tenta educar o seu filho de 5 anos, Jack (Jacob Tremblay), no reduzido espaço de um pequeno barracão. A história segue o momento em que ambos conseguem fugir e a forma como se adaptam a uma nova realidade que inclui uma família problemática e o resto do mundo. A longa-metragem recebeu criticas favoráveis essencialmente ao nível das interpretações de Brie Larson e do jovem Jacob, mas pouco mais que isso. O filme consegue quatro nomeações.
[youtube:E_Ci-pAL4eE]
"O Caso Spotlight": O filme é baseado no caso real que, em 2001 e 2002, envolveu a Igreja Católica de Boston (EUA) num escândalo sexual. A longa-metragem segue o trabalho de investigação desenvolvido pela equipa de jornalistas do jornal The Boston Globe (interpretados por atores como Michael Keaton, Mark Ruffalo e Rachel McAdams) para desvendar os detalhes do abuso sexual de mais de 80 menores por membros da arquidiocese de Boston. Os críticos elogiaram o grande elenco de atores e a forma meticulosa como o realizador, Tom McCarthy, conta a história. O filme venceu o Guilda dos Atores para melhor filme e tem algum apoio em Hollywood, o que o torna num concorrente de peso. A longa-metragem consegue seis nomeações.
[youtube:yXymzwz0V2g]