Há reviravoltas e depois há isto. Benfica vira e vence Sporting na compensação
Veja os golos. Os leões chegaram à vantagem no fecho da primeira parte, mas as águias marcaram dois golos a fechar o jogo.
Corpo do artigo
Há coisas que não lembram nem ao melhor (ou mais doido) argumentista de Hollywood e esta história dava um filme muito dramático. O Benfica venceu este domingo o Sporting por 2-1, numa partida de loucos que terminou com os dois golos das águias marcados na compensação.
Os leões adiantaram-se no marcador em cima do apito para o intervalo, com um golaço de Gyökeres. A segunda parte começou mal para o Sporting e terminou em pesadelo. Gonçalo Inácio foi expulso logo no reinício e, em período de compensação, João Neves e Tengstedt viraram a paritda e fizeram explodir de alegria o Estádio da Luz.
TSF\audio\2023\11\noticias\12\12_novembro_2023_filme_do_jogo_slb_vs_scp
Ao contrário do que o onze inicial indiciava, o Benfica voltou à estrutura de quatro defesas, com Aursnes a fazer de lateral direito, Morato na esquerda e João Neves no meio-campo. Na frente, João Mário voltava a aparecer no lado esquerdo e Di María na direita, com Rafa nas costas de Musa. No lado dos leões, as únicas surpresas foram a introdução de Matheus Reis à esquerda, com Nuno Santos a ficar no banco, e o regresso de Morita aos titulares.
O primeiro lance de perigo da partida apareceu aos sete minutos. Canto batido por Pedro Gonçalves do lado esquerdo do ataque leonino e Otamendi desviou para o lado errado. A sorte foi que a bola passou ligeiramente por cima da trave da baliza de Trubin.
As águias responderam imediatamente. Bola longa para o ataque, Musa ganha na insistência e serve Rafa, mas o português, sozinho na área, rematou fraco e ao lado.
O Sporting parecia dominar o encontro, mas era o Benfica quem criava mais perigo. Aos 12 minutos, Diomande perdeu a bola em zona proibida, Florentino deu a Rafa, que rematou. A bola ainda desviou num adversário e foi à barra da baliza de Adán.
A seguir a este lance, o jogo entrou numa fase mais dura. Primeiro, Coates fez uma falta sobre Musa merecedora de cartão amarelo, na opinião de Artur Soares Dias. Depois, João Neves e Morita desentenderam-se, com Otamendi também a meter-se ao barulho. A seguir, Gonçalo Inácio pisou o jovem médio benfiquista e também viu o cartão amarelo.
Os lances perigosos voltaram aos 23 minutos e na mesma baliza. Após um corte da defesa leonina a um livre benfiquista, António Silva isolou João Mário, mas o internacional português ficou entre fazer o chapéu a Adán ou cruzar para Florentino. Concluindo, a bola foi para fora.
Aos 30, o perigo voltou à baliza das águias. Canto aberto batido do lado direito por Pedro Gonçalves e Diomande cabeceou para uma bela intervenção de Trubin. Quem faz uma, faz duas e o ucraniano fê-lo de novo. Edwards fez um grande passe para as costas da defesa benfiquista, onde apareceu Pedro Gonçalves a rematar para uma grande defesa de Trubin.
Aos 40', António Silva isolou Di María. O argentino, com meio-campo para correr, aproximou-se de Adán e rematou ao poste da baliza dos leões, mas o lance acabou invalidado por fora de jogo.
Em cima do intervalo, lá surgiu o golo. Marcus Edwards arrancou desde trás em contra-ataque e isolou Viktor Gyökeres. O sueco, já apertado por Otamendi, rematou forte na direção da baliza de Trubin, sem que o ucraniano pudesse fazer nada para impedir o golo.
https://tsf.vsports.pt/embd/91112/m/16660/tsf/72c929ce485604efa1792478a2ed580d?autostart=false
Logo a seguir, Artur Soares Dias apitou para intervalo. Nem Roger Schmidt, nem Rúben Amorim mexeram durante o descanso e o segundo tempo arrancou com os mesmos 22 que começaram a partida.
A segunda parte trouxe uma grande novidade ao jogo. Aos 51 minutos, Gonçalo Inácio fez uma falta sem bola sobre Rafa. Artur Soares Dias deu a lei da vantagem, mas, quando a jogada terminou, puxou o filme atrás para dar amarelo ao central leonino. Sendo o segundo, Inácio foi expulso, deixando o Sporting a jogar com dez jogadores.
Para recompor a defesa, Rúben Amorim lançou St. Juste no jogo e tirou Marcus Edwards.
Com mais um jogador em campo, o Benfica carregou em cima da defesa leonina. Aos 62 minutos, na sequência de um canto, João Mário disparou uma bola perdida de fora da área que ficou muito perto do golo.
Os leões, apesar de inferioridade numérica, mantinha-se coeso, sem deixar que o Benfica conseguisse criar ocasiões flagrantes para marcar. Pelo contrário, Gyökeres esteve muito perto de bisar, com um remate defendido por Trubin quando seguia isolado, mas o lance foi invalidado por fora de jogo.
Aos 76 minutos, Ángel Di María bem tentou dar um pontapé na desvantagem. Ainda de muito longe, o argentino disparou forte, mas Adán esticou-se e conseguiu defender. A bola ainda bateu na trave antes de sair por cima da baliza sportinguista.
Roger Schmidt introduziu muitos avançados no campo, tendo entrado Gonçalo Guedes, Tengstedt e Arthur Cabral, mas isso não significou que a equipa chegasse com mais perigo à baliza do Sporting. Pelo contrário, os leões, com menos um jogador, defendia com tranquilidade os ataques da equipa da casa.
Perto dos 90 minutos, nas bancadas do Estádio da Luz começaram a ver-se lenços brancos, numa clara mensagem de descontentamento em relação a Roger Schmidt.
Apesar de tudo isso, Rúben Amorim viu um filme semelhante ao da época passada. Já em período de compensação, num canto, João Neves apanhou uma bola perdida no interior da área e rematou para o fundo das redes de Adán, num momento em que até Trubin estava na área do Sporting.
https://tsf.vsports.pt/embd/91122/m/16660/tsf/ab6414e2ee111324225272e8587c622d?autostart=false
Se não bastasse de dramatismo, a situação para quem sofre de problemas cardíacos piorou e muito. Aos 97', a bola chega a Aursnes no lado direito do ataque das águias e o norueguês cruz rasteiro para o interior da área. Rafa falha o desvio, mas nas costas estava Tengstedt que, sem vacilar, disparou para a reviravolta. O lance foi inicialmente invalidado por fora de jogo, mas, após revisão do VAR, o golo contou mesmo e o Estádio da Luz não tinha espaço para tanta alegria.
https://tsf.vsports.pt/embd/91125/m/16660/tsf/f21bc32e564a3fb15f9e8cdb7e99b09f?autostart=false
Com esta vitória, as águias colam-se aos leões no topo da classificação. Ambas somam agora 28 pontos, mais três do que o FC Porto e mais cinco do que o SC Braga.
Onze do Benfica: Trubin, António Silva, Otamendi, Morato, João Neves, João Mário, Florentino, Aursnes, Di María, Rafa e Musa.
Onze do Sporting: Adán, Diomande, Coates, Inácio, Esgaio, Hjulmand, Morita, Matheus Reis, Pedro Gonçalves, Edwards e Gyökeres.
Suplentes do Benfica: Samuel Soares, Arthur Cabral, Jurásek, Guedes, Tengstedt, Chiquinho. João Victor, Tomás Araújo e Tiago Gouveia.
Suplentes do Sporting: Israel, St. Juste, Nuno Santos, Neto, Essugo, Trincão, Paulinho, Daniel Bragança e Afonso Moreira.