Caramulo Motorfestival: arranca a 18.ª edição do maior festival motorizado em Portugal
Mil viaturas expostas, todas elas com uma história para contar.
Corpo do artigo
Entre os dias 8 e 10 de setembro, com entrada gratuita, irá decorrer, na Serra do Caramulo, o maior festival motorizado em Portugal. Organizado pelo Museu do Caramulo, em parceria com o Automóvel Club de Portugal, o evento combina a competição com o lazer, num espaço criado para todos, sejam ou não fãs de desportos motorizados.
À TSF, Salvador Gouveia, presidente da direção do Caramulo Motorfestival, apresenta o evento, destacando o ambiente familiar vivido. Para o dirigente, o espetáculo, que no ano anterior contou com cerca de 40 mil visitantes, é um espaço onde se vai encontrar um pouco de tudo, desde "as coisas mais estranhas" até "carros de corrida, dakar a aviões".
TSF\audio\2023\09\noticias\08\salvador_gouveia_1
Com uma enorme variedade de automóveis, o Caramulo Motorfestival, conta com mil viaturas expostas, todas elas com uma história para contar.
Segundo Salvador Gouveia, a lista de automóveis é grande, indo desde o Roll-Royce Phantom II, automóvel usado para transportar a rainha Isabel II na visita a Portugal em 1957, o veículo "Pegaso Z102 B" (1953), o desportivo espanhol oferecido por Franco ao Presidente da República Craveiro Lopes, o automóvel Alba, o único veículo a ser totalmente produzido em Portugal, entre muitos outros.
TSF\audio\2023\09\noticias\08\salvador_gouveia_3
Com uma apresentação de automóveis e motociclos clássicos e desportivos, o "Caramulo Motorfestival" conta também com a prova de "Rampa Michelin", que decorre no traçado da mítica Rampa do Caramulo, ao longo dos três dias, nas categorias de velocidade e regularidade, competição a contar para Campeonato Nacional de Montanha/Troféu Caterham.
TSF\audio\2023\09\noticias\08\salvador_gouveia_2
Para além da competição, existe também um Passeio Histórico Viseu-Caramulo. Bem como as concentrações de veículos clássicos, que consistem em desfiles de peças de coleção, onde é possível observar em pormenor as viaturas.
O festival que acontece na Serra do Caramulo conta com a presença de pilotos de todo o mundo.
A nível nacional, o evento tem com convidados: Rui Madeira, considerado cinco vezes o "Melhor Português" na prova-rainha dos ralis em Portugal, Carlos Tavares, piloto e CEO da Stellantis, o quarto maior grupo automóvel do mundo, formado a partir da união da Peugeot S.A (PSA) e da Fiat Chrysler Automobiles (FCA) no mundo Automóvel, João Silva, tricampeão Nacional de Moto Trial.
A nível internacional, Kris Meeke, vencedor do Campeonato do Mundo de ralis por cinco vezes e Jean-Philippe Imparato, atual diretor executivo da Alfa Romeo, fecham o cartaz.