Conselho de Disciplina da FPF instaura processo disciplinar a Frederico Varandas

Frederico Varandas
Foto: Álvaro Isidoro (arquivo)
O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) instaurou um processo disciplinar a Frederico Varandas, após uma queixa apresentada pelo FC Porto. Em causa estão as declarações do presidente do Sporting sobre a arbitragem após o jogo frente ao Vitória SC na Liga.
"Instauração de processo disciplinar a Frederico Nuno Faro Varandas, por deliberação da Secção Profissional, de 10 de janeiro de 2026, tendo por objeto apuramento da relevância disciplinar de declarações proferidas após o jogo n.º 203.01.132, disputado entre a Vitória SC SAD e a Sporting CP SAD, realizado no dia 23 de dezembro de 2025, a contar para a Liga Portugal Betclic. A instauração ocorreu na sequência de participação disciplinar apresentada pela Futebol Clube do Porto - Futebol SAD", lê-se em comunicado.
Após a derrota frente ao Vitória SC, na zona mista do Estádio D. Afonso Henriques, o presidente do Sporting analisou o panorama geral da arbitragem nacional com críticas diretas ao FC Porto e ao Benfica.
"Durante décadas, a arbitragem não era independente, tinha um dono, FC Porto e Benfica, com Pinto da Costa e Luís Filipe Vieira e nós crescemos assim, onde o erro normal e humano, durante décadas, houve esse erro de forma completamente desproporcionada", disse Frederico Varandas.
Estas declarações foram alvo de queixa por parte dos dragões ao Conselho de Disciplina da FPF, que esta segunda-feira informou que foi, então, instaurado um processo disciplinar. Segue-se a fase de instrução, onde serão analisadas as provas e ouvidas as partes envolvidas.
Até ao momento, o Sporting não reagiu oficialmente a esta decisão.
Notícia atualizada às 16h32
