O líder da instituição avisa que caso o Tribunal Administrativo do Desporto considerar que esta foi uma violação grave da lei do desporto, o próximo passo é a destituição de Luis Rubiales.
Corpo do artigo
O Conselho Superior do Desporto espanhol prometeu esta sexta-feira suspender Luis Rubiales do cargo de presidente da Real Federação Espanhola de Futebol, na sequência do polémico beijo a Jenni Hermoso nos festejos da conquista do Mundial feminino.
"O Conselho Superior do Desporto vai suspender as suas funções como presidente da Federação Espanhola de Futebol", garantiu o presidente da instituição, Víctor Francos Díaz, em conferência de imprensa.
A instituição tutelada pelo Ministério da Cultura e Desporto espanhol assegura que irá enviar ainda esta sexta-feira uma queixa ao Tribunal Administrativo do Desporto (TAD), "porque foi violada a lei do desporto e, se o TAD assim o entender nos próximos dias, o Conselho Superior do Desporto poderá avaliar se se trata de uma infração muito grave".
"Hoje vamos enviar uma queixa ao TAD, porque foi violada a lei do desporto e, se o TAD assim o entender nos próximos dias, nós, no CDS, poderemos avaliar se se trata de uma infração muito grave. Vamos apresentar esta queixa como uma infração muito grave".
"Se o TAD considerar que se trata de uma violação muito grave, o que vos quero dizer é que o senhor Rubiales será destituído das suas funções", promete Víctor Francos Díaz.
O presidente do Conselho Superior do Desporto explica que "o caminho do governo com esta presidência da federação acabou".
Víctor Francos Díaz critica a atitude do presidente da federação espanhola durante a assembleia desta manhã, em que esteve "longe de resolver a situação e acalmar o contexto".
"O que [Luis Rubiales] fez foi alimentar a polémica. As explicações não são suficientes, nem é suficiente não dar mais passos, que é o que o governo espanhol estava a pedir", argumenta Díaz.
E prossegue: "Hoje, o senhor Rubiales não esteve à altura do que se esperava, do que as jogadoras da seleção nacional esperavam, do que o governo esperava e do que a sociedade esperava."
Victor Francos Díaz admite estar "surpreendido", já que "esperava que as conclusões da Assembleia fossem outras".
Enquanto presidente do Conselho Superior do Desporto, Victor Francos Díaz pede "desculpa às jogadoras, porque não mereciam esta semana".
Na manhã desta sexta-feira, Luis Rubiales recusou demitir-se e defendeu-se no caso do polémico beijo a Jenni Hermoso, garantindo que esse foi "espontâneo e consentido".
"Não foi um beijo, foi um beijinho. Quem vir o vídeo, perante 80 mil pessoas no estádio e milhões na televisão, perante a minha família, as minhas filhas, percebe que não houve qualquer desejo, nem posição de domínio", afirmou Rubiales.