O Conselho Superior do Desporto espanhol já apresentou o caso ao Tribunal Administrativo do Desporto.
Corpo do artigo
O Conselho Superior do Desporto espanhol iniciou os procedimentos para suspender Luis Rubiales, que, esta sexta-feira, se recusou demitir do cargo de presidente da Federação Espanhola de Futebol após o beijo polémico a Jennifer Hermoso.
"Vamos agir. Ativámos todos os mecanismos para tomar as medidas apropriadas", afirmou Víctor Francos, secretário de Estado do Desporto espanhol, citado pela rádio Cadena Ser.
A agência governamental já apresentou o caso ao Tribunal Administrativo do Desporto (TAD) espanhol.
TSF\audio\2023\08\noticias\25\vitor_francos_tribunal_trad
Durante um discurso nas instalações da federação esta sexta-feira, Rubiales considerou que o beijo "foi consentido".
O dirigente responsabilizou ainda as "falsas feministas" e adiantou que vai processar quem o acusou de "assédio sexual".
Desde o incidente, Rubiales foi alvo de inúmeras críticas dos mais diversos quadrantes, desde o chefe do governo de Espanha, Pedro Sánchez, até várias figuras públicas e políticas, passando pela própria Jenni Hermoso, que, numa primeira fase, desvalorizou a situação, mas na quarta-feira recorreu ao sindicato das futebolistas espanholas (FUTPRO) para pedir sanções para Rubiales.
A Liga Profissional de Futebol Feminino (Liga F) apresentou igualmente uma denúncia ao Conselho Superior do Desporto, solicitando a inabilitação de Luis Rubiales, pelo "sujo e constrangedor comportamento".
Da mesma forma, a FIFA abriu um inquérito disciplinar ao presidente da RFEF, considerando que os factos "podem constituir uma violação das alíneas 1 e 2 do artigo 13 do código disciplinar" do organismo, aludindo ao facto de a conduta poder "prejudicar a dignidade ou integridade" de uma pessoa, em razão do seu sexo.
O gesto de Rubiales teve enorme repercussão e nas redes sociais surgiram outras imagens de críticas ao dirigente, que, um pouco antes, ainda na tribuna do estádio de Sydney, se agarrou aos genitais a celebrar o triunfo, a poucos metros da rainha Letizia e da filha.