Dakar2014: Elevada altitude pode ter contribuído para a queda - Rúben Faria
À chegada a Lisboa o piloto reconheceu que ainda é dificil explicar o acidente que o obrigou a abandonar a edição 2014 do Dakar. Agora, diz, há que olhar em frente e começar a preparar a edição de 2015.
Corpo do artigo
O piloto Rúben Faria (KTM) considerou hoje que a falta de habituação à altitude pode ter contribuído para a queda que o obrigou a desistir do Rali Dakar2014, uma vez que caiu numa zona a 4.200 metros.
«Uma das coisas que pensei é que não fiz nenhum treino em altitude devido à lesão que tinha [num pulso, na sequência de uma queda no Rali dos Sertões] e na zona onde caí estava a 4.200 metros de altitude. Também pode ter sido uma das razões. Caí a primeira vez, bati com a cabeça, quando caí a segunda vez é possível que tenha sofrido um pouco com a altitude, porque tinha a pulsação muito baixa e a tensão baixa. Pode ter tido a ver com isso», disse hoje Rúben Faria, na chegada a Lisboa.
Rúben Faria sofreu um acidente na terça-feira, durante a terceira etapa da mítica competição de todo-o-terreno e foi transportado de helicóptero para o hospital do acampamento da competição.
O piloto agradeceu a Paulo Gonçalves, outro português em prova da Honda, que parou a moto e esteve junto ao compatriota até que chegasse o helicóptero de assistência.
Rúben Faria diz que nem poderá colher experiência acumulada do acidente, por não se recordar das circunstâncias da queda. O piloto andou fora da rota da etapa, numa zona de navegação complicada, num Dakar que, em 2014, tem um percurso particularmente difícil.
O "motard" de Olhão reitera que esta edição do Dakar é mais dura, tal como os organizadores da prova tinham previsto, mas recusa que a organização tenha dificultado excessivamente as etapas da primeira semana.
Segundo Rúben Faria, o acidente de terça-feira não terá provocado lesões, mas vai fazer exames complementares porque poderá ter agravado lesões antigas provocadas por outras quedas.
O abandono do "motard" segue-se à desclassificação da prova de Carlos Sousa e de Francisco Pita, nos carros.
O mais importante rali todo-o-terreno do Mundo, o Dakar, termina a 18 de janeiro na cidade chilena de Valparaiso.