O conselho de disciplina da Federação Portuguesa de Futebol divulgou as coimas aplicadas ao Benfica e ao Sporting depois do dérbi de domingo.
Corpo do artigo
Apesar da vitória, o clube da Luz foi o mais punido, com cerca de 16 mil euros por pagar devido a diversos ilícitos, como uso de material pirotécnico, arremesso de tochas incandescentes, lançamento de cartolinas para o relvado e rebentamento de petardos e deflagração de tochas e potes de fumo.
Só o arremesso de tochas incandescentes para o relvado, valeu ao Benfica uma multa de mais de 7.500 euros. Os petardos, os fumos, e a violação de regras sobre materiais, transportados pelo público, valeram mais 4.800 euros de multa. E até o arremesso das cartolinas usadas na coreografia inicial pelos adeptos do Benfica custou mais de mil euros de multa.
Rui Costa, administrador da SAD do Benfica, vai ter de pagar quase mil euros de multa por ter estado sem identificação numa zona reservada.
Por sua vez, o Sporting foi punido com 3290 euros devido a comportamento incorreto do público. O Benfica denunciou uma tentativa dos adeptos do Sporting de incendiarem algumas cadeiras, tal como aconteceu há três épocas, num outro Benfica-Sporting.