Diferente de todos os outros, mas com semelhanças a Haaland. Gyökeres visto por Eskilsson
Em entrevista à TSF, o antigo avançado sueco, compatriota de Gyökeres, analisa o momento do atacante leonino e compara-o ao craque do Manchester City.
Corpo do artigo
Tem surpreendido os adeptos do Sporting, mas há quem não esteja assim tão surpreendido. Hans Eskilsson, sueco que jogou em Alvalade no final da década de 1980, falou com a TSF sobre o recente desempenho de Viktor Gyökeres na frente de ataque dos leões e revela, tal como Rúben Amorim, admiração pela capacidade física do avançado.
"Acho que está a fazer uma carreira muito boa. Nos últimos três ou quatro anos, teve um ótimo desenvolvimento, por isso não estou surpreendido com o que ele está a fazer no Sporting. E todos conseguimos ver que o físico dele é fantástico", aponta Hans Eskilsson.
Nesta entrevista à TSF, o antigo avançado do Sporting, compatriota de Gyökeres, sublinha que há poucos avançados no mundo com as características do sueco, mas há um jogador de quem ele se pode aproximar: Erling Haaland.
Hans Eskilsson explica que Gyökeres "é daqueles jogadores diferentes dos outros, fortíssimo no jogo aéreo e abre espaço para outros jogadores arrastando as defesas. Os avançados são quase todos muito parecidos, mas ele é diferente. Acontece muitas vezes quando lhe metes a bola pelo ar, ele vai lutar pela bola e abre situações no jogo. É um pouco diferente, mas até o poderíamos comparar ao Haaland" e, acrescenta Eskilsson, "quando tens um jogador com este físico, estás sempre mais perto de criar situações de golo".
TSF\audio\2023\09\noticias\18\eskilsson_2_trad
Viktor Gyökeres tem três golos e uma assistência em cinco jogos pelo Sporting, mas Eskilsson considera que o trajeto do avançado nos leões ainda agora começou. Este antigo futebolista sueco não tem dúvidas que "é um jogador que vai ser muito importante para o Sporting."
Lembra ainda Eskilsson que Gyökeres "jogou na terceira liga sueca até aos 20 anos, portanto, teve um desenvolvimento tardio". Mas tentando explicar porque só agora, aos 25 anos, apareceu num clube com a dimensão do Sporting, este antigo jogador sueco, que segue Gyökeres desde cedo, diz que "alguns jogadores precisam de tempo para evoluir".
"É difícil perceber porquê, talvez até pudesse ter jogado a um nível mais alto, mas se calhar precisava daquele tempo, é difícil de dizer. Nunca vamos saber a resposta [risos]", completa.
Hans Eskilsson, nesta conversa com a TSF, conta também que continua a acompanhar o campeonato português. "Vejo muitos jogos ao vivo", diz.
Isto porque o filho, Williot Swedberg, é jogador da equipa principal do Celta de Vigo e Eskilsson confessa que, devido à proximidade da cidade com o território nacional, desloca-se muitas vezes aos estádios portugueses. Este antigo jogador do Sporting, SC Braga e Estoril Praia assume ainda que tem um gosto especial em ver a seleção portuguesa jogar futebol.