O FC Porto segurou a liderança da Liga ao vencer no reduto do Sp. Braga por 0-1. Hulk marcou o único golo da partida aos 55 minutos.
Corpo do artigo
O FC Porto deu, este sábado, um importante passo para revalidar o título de campeão nacional ao bater fora o Sp. Braga por 0-1, que permitiu que os líderes da Liga ficassem com cinco pontos de avanço face aos bracarenses, que estão no terceiro lugar.
Pertenceram aos portistas as duas primeiras grandes oportunidades de golo, primeiro com Lucho, aos 12 minutos, a permitir uma defesa fácil a Quim e depois com o guardião bracarense a ter de aplicar-se para parar o remate do argentino aos 28 minutos.
O Sp. Braga respondeu no minuto seguinte num remate cruzado de Lima, após uma boa jogada de Hugo Viana e, pouco depois, Otamendi quase fez auto-golo ao cortar um centro de Alan, que não fosse a intervenção do argentino apanharia Lima completamente isolado.
Até ao final da primeira metade, destaque ainda para uma boa defesa de Helton a um livre de Hugo Viana, aos 38 minutos, e para um remate de ângulo diminuto de Hulk, aos 43 minutos, ao qual Quim respondeu também com uma excelente defesa.
A abrir a segunda parte, o Sp. Braga voltou a dispor de uma excelente oportunidade para inaugurar o marcador, contudo, Hugo Viana, servido por Hélder Barbosa, rematou muito mal, quando estava em plena grande área sem qualquer oposição.
Aos 55 minutos, o FC Porto respondeu com aquele que seria o único tento da partida, num remate cruzado de Hulk após uma jogada que começou com uma interceção de bola de James a um mau passe de Hugo Viana.
Os bracarenses responderam logo depois com um livre de Hugo Viana que foi anulado por um excelente corte de Maicon, com o FC Porto também desperdiçar uma boa oportunidade para ampliar a sua vantagem num remate ao lado de James, aos 73 minutos.
Até final, Lima e Paulo César ainda se acercaram com algum perigo da baliza de Helton, contudo, o resultado não sofreu mais alterações até ao apito final de Olegário Benquerença.
Sob a arbitragem de Olegário Benquerença, de Leiria, no Estádio Axa, com a assistência de cerca de 25 mil espectadores, as equipas alinharam da seguinte forma:
Sp. Braga: Quim, Miguel Lopes, Douglão, Nuno André Coelho, Elderson, Custódio (Nuno Gomes, 83), Hugo Viana, Mossoró, Alan (Paulo César, 68), Hélder Barbosa (Carlão, 75) e Lima.
Suplentes: Tommaso Berni, Ewerton, Djamal, Ukra, Paulo César, Carlão e Nuno Gomes.
FC Porto: Helton, Sapunaru, Maicon, Otamendi, Álvaro Pereira (Alex Sandro, 63), Defour, João Moutinho, Lucho Gonzalez, James (Rolando, 83), Hulk e Kléber (Varela, 46).
Suplentes: Bracali, Alex Sandro, Rolando, Djalma, Varela, Iturbe e Janko.
Ação disciplinar: cartão amarelo para Sapunaru (24), Defour (35), Custódio (51), Álvaro Pereira (59), Hugo Viana (75) e Varela (90+3).