Fernando Gomes sobre vitória histórica: Seleção feminina no Mundial é um "feito para as gerações futuras"
Portugal venceu os Camarões e garantiu o primeiro apuramento para um Mundial de futebol feminino. À TSF, Fernando Gomes mostra-se orgulhoso com esta conquista.
Corpo do artigo
Em entrevista à TSF, o presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, destaca o trabalho que tem vindo a ser feito pela federação ao longo dos últimos anos e mostra-se orgulhoso com este feito da seleção portuguesa de futebol feminino.
"Muito orgulhoso, contente e feliz por este feito. Mas, cima de tudo, consciente que todo o trabalho desenvolvido ao longo dos últimos 10 anos, com a elaboração do plano estratégico no incremento da prática do futebol feminino, com condições únicas para as nossas seleções nos diversos patamares, diria que isto é o reflexo do trabalho efetuado ao longo destes anos", disse.
TSF\audio\2023\02\noticias\22\fernando_gomes_futebol_feminino
Fernando Gomes considera que "existe também no futebol feminino talento que é preciso aproveitar". "As meninas portuguesas têm tanto talento quanto os meninos portugueses. Esse trabalho que nós temos vindo a fazer está recompensado por este feito. Fizeram um trabalho digno de registo para chegarem a este momento alto e conquistarem para Portugal a presença inédita no Campeonato do Mundo", afirmou, agradecendo "aos clubes, nomeadamente da I Liga, que aceitaram o nosso desafio para terem equipas de futebol feminino".
"Quando se alarga a base consegue-se encontrar mais meninas para representarem a seleção. Elas já jogam nas seleções mais jovens há cinco ou seis anos", nota.
"Não é só um feito para esta geração. É um feito para as gerações futuras. Naturalmente este feito vai catapultar maior entusiasmo e vão aparecer mais meninas a querem jogar. Alargando a base, vamos ter mais jogadores a mais talento a querem representar o futebol feminino em Portugal", acrescenta.
Portugal venceu esta quarta-feira os Camarões por 2-1 na final do Grupo A do Play-off Intercontinental, em Hamilton, na Nova Zelândia. Com esta vitória, Portugal faz história e garante o primeiro apuramento para um Mundial de futebol feminino.