Portugal está no Mundial pela primeira vez. Seleção feminina faz história ao vencer Camarões
A equipa treinada por Francisco Neto venceu esta quarta-feira os Camarões por 2-1 e fez história ao garantir o primeiro apuramento para um mundial feminino.
Corpo do artigo
Portugal venceu esta quarta-feira os Camarões por 2-1 na final do Grupo A do Play-off Intercontinental, em Hamilton, na Nova Zelândia. Com esta vitória, Portugal faz história e garante o primeiro apuramento para um Mundial de futebol feminino.
A seleção colocou-se em vantagem com um golo de Diana Gomes aos 22 minutos, mas aos 89 minutos, a camaronesa Ajara Nchout fez o empate.
Em cima do apito final, a seleção dos Camarões empatou e, já no tempo de compensação, aos 90+4 minutos, Carole Costa desfez o empate ao converter um penálti.
1628311558458642433
O jogo teve início às 19h30 locais (06h30 em Lisboa), no Estádio Waikato, na Nova Zelândia, onde a equipa treinada por Francisco Neto venceu na sexta-feira a seleção neozelandesa por 5-0, em encontro de preparação.
Francisco Neto contou com a equipa portuguesa na máxima força, que soma sete vitórias consecutivas entre jogos oficiais e particulares, enquanto nos Camarões, o selecionador Gabriel Zabo não pôde contar com a guarda-redes Ange Bawou, expulsa diante das tailandesas.
A fase final do Mundial feminino de 2023 realiza-se na Austrália e na Nova Zelândia, de 20 de julho a 20 de agosto.
À equipa de Francisco Neto juntam-se no Grupo E aos vice-campeões em título Países Baixos (23 de julho), ao Vietname (27) e aos detentores do troféu Estados Unidos (1 de agosto), de 20 de julho a 20 de agosto, na Austrália e Nova Zelândia.