"Histórica conquista." As reações de "alegria" e "orgulho" após apuramento da seleção feminina para Mundial
António Costa e o Augusto Santos Silva congratularam a equipa nacional de futebol feminino pelo "grande feito para o desporto português".
Corpo do artigo
Portugal venceu esta quarta-feira os Camarões por 2-1 na final do Grupo A do Play-off Intercontinental, na Nova Zelândia, garantindo o primeiro apuramento para um Mundial de futebol feminino. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, felicitou "muito calorosamente" o "passo inédito no desporto português" dado pela seleção portuguesa feminina de futebol ao qualificar-se para o Mundial de 2023.
"O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, felicita muito calorosamente a seleção nacional feminina acabada de apurar-se para a fase final do Mundial de futebol, num passo inédito no desporto português", declarou o chefe de Estado.
Numa nota enviada à agência Lusa, refere-se que "o Presidente, tal como o fez com as seleções masculinas, irá recebê-la em Belém", não avançando ainda uma data para esta receção na sua residência oficial, em Lisboa.
O primeiro-ministro, António Costa, já deu os parabéns à equipa "pela enorme conquista".
"Histórico! Portugal bate Camarões e garante apuramento inédito para o Mundial de futebol feminino. Parabéns pela enorme conquista!", escreveu António Costa numa publicação na rede social Twitter.
1628316751074140162
Também Augusto Santos Silva saudou a seleção portuguesa de futebol feminino, que "acaba de se qualificar, pela primeira vez, para a fase final do mundial".
"Um grande feito para o desporto português e para a igualdade no desporto!", afirmou.
1628313292648157187
O gabinete da ministra adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, fala num "resultado histórico": "Portugal garantiu um apuramento inédito para o Mundial feminino de futebol. Até ao final lutaram por um sonho e por mais um passo para fazer do desporto um campo para a igualdade. Parabéns a todas!"
1628314232923062273
"Histórica conquista" são também as palavras do presidente do PSD, Luís Montenegro.
"Grande alegria e orgulho na nossa seleção nacional de futebol feminino. Parabéns à perseverança e trabalho árduo das atletas, equipa técnica e FPF. Agora, bom mundial!", disse.
1628321201629036555
A seleção colocou-se em vantagem com um golo de Diana Gomes aos 22 minutos, mas aos 89 minutos, a camaronesa Ajara Nchout fez o empate.
Em cima do apito final, a seleção dos Camarões empatou e, já no tempo de compensação, aos 90+4 minutos, Carole Costa desfez o empate ao converter um penálti.
O jogo teve início às 19h30 locais (06h30 em Lisboa), no Estádio Waikato, na Nova Zelândia, onde a equipa treinada por Francisco Neto venceu na sexta-feira a seleção neozelandesa por 5-0, em encontro de preparação.