
Árbitros
Direitos Reservados
Fernando Idalécio Martins, que arbitrou o jogo Beira-Mar-Sporting deste domingo, que terminou num empate, disse que já tinha planeado ir assistir à partida por outras razões.
Corpo do artigo
«Fui como um cidadão normal para ver o jogo», porque «o quarto árbitro ia ser um amigo meu», contou esta segunda-feira à TSF Fernando Martins. «Entretanto desenrolou-se esta situação e (...) fui chamado como um cidadão que estava lá na bancada», acrescentou o árbitro da Associação de Futebol de Aveiro.
Já sobre a estranha situação da ausência de um árbitro para o jogo, Fernando Martins preferiu não «ferir susceptibilidades» entre os seus colegas e absteve-se de comentar.
O árbitro de Aveiro gostaria de repetir a experiência, mas de preferência noutras circunstâncias. «Gostava que não acontece mais nenhuma situação destas», porque seria sinal de que «a arbitragem estava no bom caminho», confessou, defendendo que neste tipo de problemas o diálogo deve ser sempre a primeira opção.
A generalidade da comunicação social elogiou o trabalho de Fernando Martins, mas o juiz entende que não deve auto-avaliar-se.
Contudo, reconheceu que os jogadores também ajudaram a que tudo corresse bem. «Penso que nesta situação até seria normal» que, não sendo um árbitro conhecidom se guardasse «mais algum respeito» e existisse alguma «timidez», mas «não foi esse o caso, acho que toda a gente foi responsável», comentou.
Fernando Martins confessou ainda que não está preocupado com o pagamento por parte da Liga. Aliás, nem conhece os procedimentos habituais nestes casos, portanto não comenta.