Jogador de 25 anos fez dois golos e uma assistência na vitória portista frente ao Shakhtar.
Corpo do artigo
O luso-brasileiro Galeno foi distinguido como o melhor futebolista da jornada inaugural da fase de grupos da Liga dos Campeões, após ter feito dois golos e uma assistência na estreia vitoriosa do FC Porto, comunicou esta sexta-feira a UEFA.
Através de uma votação efetuada pelos adeptos ao longo dos últimos dias no sítio oficial do organismo, o avançado, de 25 anos, bateu a concorrência do internacional português João Félix, do FC Barcelona - que é o próximo adversário dos 'dragões' no Grupo H -, do inglês Jude Bellingham, do Real Madrid, e do norueguês Martin Odegaard, do Arsenal.
Galeno destacou-se na vitória do FC Porto sobre o Shakhtar Donetsk (3-1), realizada na terça-feira, em Hamburgo, na Alemanha, por causa da invasão da Rússia à Ucrânia, ao concretizar dois golos e assistir para o tento do iraniano Mehdi Taremi na primeira parte.
Os dragões dividem a liderança da poule com o campeão espanhol FC Barcelona, que goleou no mesmo dia os belgas do Antuérpia (5-0), com dois golos e uma assistência de João Félix, e visita a equipa de Sérgio Conceição em 4 de outubro, na segunda ronda.
Conceição elogia evolução
Esta manhã, na conferência de imprensa de antevisão do jogo do FC Porto com o Gil Vicente, o treinador do FC Porto, Sérgio Conceição, elogiou o percurso feito pelo jogador e mostrou-se "contente" com a distinção.
TSF\audio\2023\09\noticias\22\sergio_conceicao_1_galeno
"É uma evolução normal e natural. Conheci-o muito jovem [em 2017/18], mas saiu para o [Sporting de] Braga e teve uma evolução muito interessante. Voltou [em 2021/22] e veio colmatar a saída de um jogador importante, como era o Luis Díaz, de uma forma que me agrada. Na minha opinião, é um jogador diferente do momento em que chegou cá. Não é diferente nas suas características, mas tem outro critério. Fico contente", avaliou.