VAR deu justiça e Rui Borges foi buscar a reviravolta ao banco. Sporting vence Marselha na Champions
Veja os golos. Os leões sofreram na primeira parte e saíram a perder, mas Emerson foi expulso em cima do intervalo e Rui Borges soltou dois leões no segundo tempo para resgatar os três pontos
Corpo do artigo
O VAR foi o elemento mais protagonista nos lances decisivos em Alvalade e Rui Borges aproveitou para conseguir os três pontos num jogo que parecia estar muito difícil. O Sporting venceu esta quarta-feira o Marselha por 2-1, na terceira jornada da fase regular da Liga dos Campeões.
Os franceses marcaram primeiro, com um golaço de Igor Paixão, mas Emerson foi expulso e o Sporting fez a reviravolta na segunda parte com dois substitutos: Geny Catamo e Alisson Santos.
O marcador em Alvalade foi aberto aos 15 minutos e falou português, mas a favor dos franceses. Num ataque rápido, Aubameyang virou da direita para a esquerda. Igor Paixão recebeu, puxou para dentro e rematou ao ângulo da baliza de Rui Silva.
Tweet by @sporttvportugal - Preview not available https://twitter.com/sporttvportugal /status/1981080141573861616
Os leões tentaram responder, mas com pouco perigo, à exceção de um remate de Luis Suárez defendido por Geronimo Rulli, mas os franceses pareciam estar a controlar as operações.
Em cima do intervalo, o Sporting apanhou mais um susto, quando Emerson caiu na área leonina e o árbitro assinalou grande penalidade. Contudo, o susto passou a alegria. O VAR chamou o árbitro ao monitor que acabou por reverter a decisão e considerar simulação. Ou seja, Emerson já tinha um amarelo, viu o segundo e foi expulso da partida.
Tweet by @sporttvportugal - Preview not available https://twitter.com/sporttvportugal /status/1981087015799058659
Com um a mais, o Sporting tentou cercar a defesa francesa e esteve perto do golo aos 57 minutos, quando um cruzamento traiçoeiro de Geovany Quenda teve de ser desviado por Geronimo Rulli para o poste.
Já com Geny Catamo em campo, aos 68 minutos, Trincão isolou o moçambicano que rematou sem hipóteses para Rulli, mas o golo foi inicialmente invalidado por fora de jogo. No entanto, depois de revisão no VAR, o golo foi invalidado e o empate confirmado.
Tweet by @sporttvportugal - Preview not available https://twitter.com/sporttvportugal /status/1981097486564344197
Quando já se preparavam os comentários finais para o empate, eis que Alisson Santos teve outra ideia. Aos 86 minutos, o extremo brasileiro pegou na bola na direita, foi para zonas interiores e rematou, com a bola a desviar em Ulisses Garcia antes de entrar na baliza marselhesa.
Tweet by @sporttvportugal - Preview not available https://twitter.com/sporttvportugal /status/1981101803836973442
A confusão ainda não bastava e Maxi Araújo viu o cartão vermelho por uma suposta agressão logo no lance seguinte. No entanto, o VAR voltou a entrar em ação e o árbitro reverteu a decisão.
A partida terminou pouco depois, sem sobressaltos para os leões. Assim, o Sporting soma seis pontos em três jogos na Liga dos Campeões, estando, nesta altura, no 11.º lugar da fase regular da Liga dos Campeões.
Onze do Sporting: Rui Silva, Fresneda, Debast, Gonçalo Inácio, Maxi Araújo, Hjulmand, João Simões, Geovany Quenda, Francisco Trincão, Pedro Gonçalves e Luis Suárez.
Onze do Marselha: Rulli, Weah, Pavard, Aguerd, Balerdi, Emerson, Greenwood, Vermeeren, Hojbjerg, Igor Paixão e Aubameyang.
Suplentes do Sporting: João Virgínia, Matheus Reis, Morita, Geny Catamo, Vagiannidis, Kochorashvili, Diomande, Alisson Santos, Rodrigo Ribeiro, Eduardo Quaresma, Ioannidis e Ricardo Mangas.
Suplentes do Marselha: Jeffrey de Lange, Van Neck, Egan-Riley, Garcia, Ulisses Garcia, Angel Gomes, O'Riley, Nadir, Robino Vaz e Murillo.