O técnico dos leões assume que a sua "maior dificuldade" é a "mudança de chip" entre os jogos
Corpo do artigo
O treinador do Sporting, Rui Borges, reiterou este sábado que "a Champions" do bicampeão nacional de futebol "é o campeonato" da I Liga e, também por isso, vai escalar "a melhor equipa" para a visita ao Tondela.
"A nossa Champions [Liga dos Campeões] é o campeonato, e é mesmo. Essa é que é a nossa real Champions e temos de entrar com uma atitude competitiva [frente ao Tondela], tal como entrámos no jogo com o Marselha", apontou o técnico, em conferência de imprensa de antevisão do encontro, em Alcochete.
Borges aproveitou, desta forma, a boleia de Pedro Gonçalves, que na sexta-feira transmitiu essa ideia em declarações aos meios de comunicação do clube.
Declarações que tranquilizaram o técnico em relação àquela que assumiu ser a sua "maior dificuldade enquanto treinador": a "mudança de chip" entre os jogos da Liga dos Campeões e do campeonato.
"Fico feliz por o Pote [Pedro Gonçalves] ter dito isso, porque [eu] já o tinha dito também internamente. É bom sentir que o sentimento deles é esse, que também querem assumir a responsabilidade de mudar o chip, que estes jogos temos de ganhar mesmo", esclareceu.
Nesse sentido, apesar de receber o Alverca na terça-feira, nos quartos de final da Taça da Liga, cerca de 48 horas após o apito final, no domingo, o treinador assumiu que vai escalar "a melhor equipa" para a visita ao Tondela.
"Depois, no jogo com o Alverca, para a Taça da Liga, logo se verá o melhor onze. É certo que vamos fazer muitas mudanças. É impossível os jogadores, na sua grande maioria, estarem disponíveis fisicamente para disputar os dois jogos", desabafou Borges.
Quem não estará em nenhum dos encontros, no entanto, é o defesa Zeno Debast, que se lesionou na quarta-feira, na vitória (2-1) dos verde e brancos, frente ao Marselha, a contar para a Liga dos Campeões, e "estará fora da equipa, com toda a certeza", nos "próximos três jogos".
Em sentido contrário, Diomande "deu resposta" frente ao Paços de Ferreira, na Taça de Portugal, e contra os franceses, na Champions, o que deixa o técnico "supertranquilo".
"Ele [Diomande] deu resposta em Paços [de Ferreira], [fez] 90 minutos bons, saiu com cãibras antes do prolongamento, mas está bem, [está] disponível" para jogar em Tondela, adiantou o treinador.
O Sporting visita o Tondela no domingo, em partida da nona jornada da I Liga portuguesa de futebol com início previsto para as 18h00, no Estádio João Cardoso, em Tondela, e arbitragem de José Bessa, da Associação de Futebol do Porto.
A equipa orientada por Rui Borges vai procurar igualar, à condição, o FC Porto, que visita o Moreirense na segunda-feira, no encerramento da jornada, e lidera o campeonato com 22 pontos, mas três do que os bicampeões nacionais.
Já o Tondela é o penúltimo classificado, com apenas cinco pontos, mas o facto de ser o pior ataque da I Liga, com apenas quatro golos marcados, e a terceira pior defesa, com 14 golos sofridos, não descansa o treinador "leonino".
"É a quarta equipa que mais ocasiões [de golo] cria, é a segunda que mais falha, atrás do Sporting. Uma equipa que está supermotivada. [Terem] o pior ataque, a [terceira] pior defesa, pode ser um bocadinho enganador. É estarmos em alerta e ligados para o jogo de Tondela, como estávamos para o jogo de quarta-feira [com o Marselha", advertiu Rui Borges.