O nosso 11 de hoje. Schauble + exaustão. Tofler + Facebook (5 notícias do dia)
Histórias da Polónia, a seleção a quem hoje vamos ganhar. Unser freund Schauble. A exaustão dos médicos. A morte de Alvin Tofler. E as mudanças no seu Facebook. As notícias que marcam a manhã na TSF.
Corpo do artigo
1. Concentre-se no objetivo: vencer a Polónia. Fernando Santos diz que não cai em "canções do bandido" - e o João Ricardo Pateiro já lhe leu os pensamentos e pôs no papel o 11 que entrará em campo às 20h00, de olhos postos na baliza. Voltamos ao objetivo? Deixar os polacos concentrados na busca do tesouro perdido - aquele comboio fantasma que procuram nos túneis de Walbrzych desde o final da Segunda Grande Guerra (e nessa busca, sim, desejamos-lhes toda a sorte do mundo).
Fica um desejo ainda: que o comboio polaco não seja este. E outro: que os nossos 23 honrem a bandeira, a nossa, que faz hoje 105 anos - e tanta coisa coisa que podemos, ou não, fazer com ela.
A partir de agora - e até logo mais - os nossos ouvidos estão postos aqui mesmo: bem-vindo ao Vélodrome (que bonito sítio para se vencer). A emissão especial da TSF começa às 17h00, ao comando do Mário Fernando.
2. Unser freund Schauble (o nosso amigo Schauble). O ministro das Finanças alemão falou de um resgate, para dizer que sim, logo depois que não. Mas, sim, pôs pressão - foi pelo menos o que achou o nosso Presidente. O PS incendiou-se. O PCP aproveitou a oportunidade para dizer a Costa que é preciso escolher os amigos e os adversários - com o "brio patriótico" que hoje todos pedimos a Ronaldo e companhia.
Quente quente, o Manuel Acácio escolheu o tema para debater no Fórum TSF. Afinal, que disse "unser freund"?
3. Uma palavra no dicionário médico: "burnout". A Ordem dos Médicos fez um estudo sobre o estado de saúde de quem nos trata da dita. E diz que 40,5% dos médicos da região Centro sofrem de um elevado nível de exaustão emocional, 17,1% de desinteresse e 25,4% de falta de realização profissional. É a este problema, precisamente, que os médicos chamam "síndrome de burnout". É ouvir o Nuno Guedes para perceber melhor - e perceber como há sítios onde se trabalha com outra alegria.
4. Morreu Alvin Toffler, autor de "Terceira Vaga". O homem que anteviu o "Choque do Futuro", lá nos anos 70, deixou-nos aos 87 anos. O seu livro mais famoso fez mais do que inspirar gerações. Vendeu 15 milhões de exemplares. E ajudou a mudar o mundo.
5. O Facebook mudou outra vez. Esta noite, a maior rede social do mundo explicou que vai dar preferência aos amigos, desvalorizando os famosos e as notícias. Se quiser perceber porquê pode clicar aqui. Se achar que menos notícias não faz sentido na sua vida, então já sabe: a solução está aqui.
(E aqui vai um extra)
"Então e as férias? Já marcaram as férias? Férias, férias, férias". Quem é que fala delas? O Miguel Guilherme, claro, que está ansioso por "comer alcagoitas à beira da praia, à patrão". Vai na volta, ainda acaba na dispensa. O melhor é ouvir, para começar o dia como deve ser: bem disposto.