O modelo de organização do torneio foi adiantado pelo presidente da Confederação Sul-Americana de Futebol.
Corpo do artigo
O Mundial de futebol masculino de 2030 vai jogar-se em três continentes e passará por estádios portugueses, numa edição especial que vai começar em Montevidéu, no Uruguai para celebrar o centenário da competição.
A notícia foi avançada esta tarde pelo presidente da Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL), Alejandro Dominguez, e entretanto confirmada oficialmente pela FIFA.
1709567531818586311
O organismo que gere o futebol mundial decidiu, em conselho-geral e unanimemente, que o torneio arranca na América do Sul - Uruguai, Argentina e Paraguai -, onde se jogar uma primeira ronda, antes de viajar até à Europa - Portugal e Espanha - e até África, com jogos em Marrocos.
Estas três últimas seleções "qualificam-se automaticamente a partir das vagas existentes, mediante conclusão com sucesso" de um processo e decisão pela FIFA.
"Tendo em conta o contexto histórico do primeiro Mundial de sempre, o Conselho da FIFA aprovou ainda, de forma unânime, acolher uma celebração única do centenário na capital do Uruguai, Montevidéu, onde se realizou o primeiro Mundial, em 1930, assim como a realização de jogos no Uruguai, Argentina e Paraguai, respetivamente", lê-se no comunicado divulgado esta tarde.
Estes três países recebem um jogo cada, sendo o primeiro disputado no Estádio Centenário de Montevidéu.
A par desta escolha, a FIFA também conclui que a candidatura conjunta de Portugal, Espanha e Marrocos, que "une dois continentes - África e Europa -, não só numa celebração do futebol, mas também numa coesão social e cultural única".
0jBBHGPMQOA
2ZyjUF-Sx-I