Equipa portuguesa estreia-se a 24 de novembro frente ao Gana.
Corpo do artigo
O selecionador nacional Fernando Santos divulgou esta quinta-feira os nomes dos 26 convocados para representar Portugal no Mundial que começa ainda este mês no Catar. Entre as principais novidades estão António Silva e Gonçalo Ramos, ambos jogadores do Benfica.
Guarda-redes: Diogo Costa, Rui Patrício e José Sá
Defesas: Dalot, Cancelo, Nuno Mendes, Raphaël Guerreiro, Danilo, Rúben Dias, Pepe e António Silva
Médios: William, Palhinha, Bernardo Silva, Rúben Neves, Bruno Fernandes, Vitinha, Otávio, João Mário e Matheus Nunes
Avançados: Cristiano Ronaldo, Rafael Leão, André Silva, Gonçalo Ramos, Ricardo Horta e João Félix
. ⚡ Senhoras e senhores, estes são os nossos eleitos que vão marcar presença no @FIFAWorldCup ! #VesteABandeira
- Portugal (@selecaoportugal) November 10, 2022
It's : this is our squad for the @FIFAWorldCup ! #WearTheFlag pic.twitter.com/2LwDfWrVVG
Nas escolhas de Fernando Santos destaca-se a estreia de António Silva, central do Benfica, e as chamadas de Gonçalo Ramos (Benfica) e José Sá (Wolverhampton) que, apesar de já terem sido convocados anteriormente, nunca chegaram a jogar com as quinas ao peito.
Da última convocatória da seleção, para os jogos na Liga das Nações, caem os nomes de Diogo Jota e Pedro Neto por lesão, bem como de Tiago Djaló e Mário Rui por opção.
15338976
O selecionador nacional destaca a dificuldade nas escolhas "até ao último dia".
"Aqui não há uma questão de deixar A ou B de fora. Temos de escolher 26", explica.
Questionado sobre a tática que será utilizada durante o Campeonato do Mundo, Fernando Santos afirma que é preciso "perceber, neste momento, qual a melhor forma de potenciar os jogadores".
E enfatiza: "O que é que esta equipa pode dar? Pode ser campeã do mundo. Eu acredito."
"A justiça e injustiça andam sempre a par. Eu respeito todos os jogadores e acredito em todos os 55 pré-convocados e estas foram as minhas escolhas", diz o selecionador nacional.
Fernando Santos aponta uma seleção favorita a conquistar o torneio: "É como nos campeonatos nacionais. Quem é que é o favorito? É o vencedor anterior, neste caso a França. Depois há um rol de candidatos dos quais faz parte Portugal."
"Quando eu digo que a ambição de Portugal é conquistar o campeonato, não pode haver serviços mínimos", refere o selecionador.
O tema Cristiano Ronaldo não faltou à conferência de imprensa e o selecionador nacional reitera que foi titular "nos últimos quatro jogos" e que está "com fome" de ser campeão do mundo.
Sobre Pepe e as suas limitações recentes, o técnico diz que foi informado de que não havia jogadores inaptos.
António Silva foi convocado pela primeira vez para a seleção, mas essa chamada não significa uma subida de Danilo no terreno: "Eu levo quatro centrais. (...) Se durante um jogo tiver de jogar noutra posição? Claro que sim, como outros podem começar à direita e acabar no meio."