San Sebastián, padroeiro do descalabro. Benfica perde com Real Sociedad e cai da Champions
Veja os golos. A notícia boa para as águias foi o primeiro golo na presente edição da Liga dos Campeões.
Corpo do artigo
O Halloween foi na semana passada, mas o Benfica viveu meia hora de horror nesta quarta-feira. As águias perderam por 3-1 frente à Real Sociedad no País Basco, em partida a contar para a quarta jornada do grupo C da Liga dos Campeões. Além da derrota, este resultado significa também que a equipa portuguesa está eliminada da Champions.
Mikel Merino bisou e Oyarzabal também marcou dentro dos primeiros 21 minutos, elevando rapidamente o resultado da partida para 3-0 favorável aos espanhóis. Pelo meio, a Real Sociedad teve ainda dois golos anulados e aos 30 minutos desperdiçou um penálti. A novidade boa para o Benfica aconteceu no início da segunda parte, quando Rafa reduziu o marcador. Foi o primeiro golo do Benfica nesta edição da liga milionária.
Roger Schmidt estreou a formação tática com três defesas centrais, mantendo António Silva, Otamendi e Morato nessas posições, com João Neves e Aursnes nas laterais. Na frente, Arthur Cabral foi titular.
O primeiro remate da partida foi das águias. Di María bateu um livre perto da linha de meio-campo diretamente para a área e, depois de uma pequena confusão, a bola sobrou para um remate transviado de João Mário.
O golo, esse, surgiu no outro lado do campo. Canto curto na direita do ataque basco, a bola acabou por seguir para a área, onde houve um corte incompleto da defesa benfiquista, Aihen Muñoz rematou enrolado, mas o esférico foi direitinho para a cabeça de Mikel Merino, que só teve de encostar. Inaugurado o marcador aos cinco minutos.
Golo do Merino
- DAZN Portugal (@DAZNPortugal) November 8, 2023
@ChampionsLeague | @RealSociedad 1 x 0 @SLBenfica#ChampionsELEVEN pic.twitter.com/uu44KofThT
O mau início virou pesadelo em pouquíssimo tempo. Aos 11', disparate na defesa do Benfica, Florentino falha o passe para Otamendi. O argentino perde na velocidade para Oyarzabal e o avançado espanhol, isolado, só teve de tirar a bola do alcance de Trubin.
Marca Oyarzabal
- DAZN Portugal (@DAZNPortugal) November 8, 2023
@ChampionsLeague | @RealSociedad 2 x 0 @SLBenfica#ChampionsELEVEN pic.twitter.com/NmOomRNPsl
E se estava mal, foi por uma mãozinha que não ficou pior. Aos 15 minutos, livre batido no ataque da Real Sociedad que isolou Mikel Merino. O espanhol rematou para uma primeira defesa de Trubin, mas a bola voltou a bater no médio basco antes de entrar na baliza. No entanto, após revisão no VAR, o lance foi anulado por mão na bola de Merino.
Antes dos 20 minutos, a coisa esteve perto de voltar a piorar. A defesa do Benfica continuava aos papéis e encostada às cordas e, numa bola perdida, a bola voltou a chegar a Oyarzabal no centro da área que cabeceou para o fundo da baliza. Contudo, o lance foi anulado por fora de jogo.
Estava a ser anunciado há alguns minutos e o terceiro golo espanhol acabou mesmo por valer aos 21 minutos. O jovem Barrenetxea recebeu a bola no lado esquerdo do ataque, entrou na área, tirou um defesa do Benfica do caminho e disparou para o 3-0.
Barrenetxea faz o 3.º
- DAZN Portugal (@DAZNPortugal) November 8, 2023
@ChampionsLeague | @RealSociedad 3 x 0 @SLBenfica#ChampionsELEVEN pic.twitter.com/RPbz1UrXo1
O Benfica estava completamente perdido em campo e antes da meia hora voltou a sofrer um enorme calafrio. Barrenetxea avançou pela esquerda em contra-ataque e cruzou para Oyarzabal na área, que foi derrubado por Otamendi e Anthony Taylor assinalou penálti. A sorte das águias é que Brais Méndez acertou no poste na conversão da grande penalidade. O resultado era 3-0, mas não era 6-0 por detalhes.
A seguir ao penálti, Roger Schmidt não esperou mais e tirou Florentino para meter Jurásek. Aursnes passou para a direita, o checo foi para a esquerda e João Neves colocou-se ao lado de João Mário no corredor central.
O jogo ainda não tinha estado tão calmo durante tanto tempo, já que nos dez minutos seguintes, nada de importante aconteceu. Os bascos voltaram a criar perigo apenas aos 41 minutos, com Oyarzabal a entrar na área e rematar para uma defesa apertada de Trubin.
O jogo acabou mesmo por ir com o 3-0 para intervalo, resultado que, visto as incidências do jogo, poderia ser visto como menos mau para as hostes benfiquistas.
O arranque da segunda parte foi tão sorridente para o Benfica que aconteceu algo que não acontecia desde a época passada. Na sequência de um livre lateral e de um lance confuso, a bola sobrou para Otamendi e o argentino serviu Rafa para o golo.
Reduz Rafa
- DAZN Portugal (@DAZNPortugal) November 8, 2023
@ChampionsLeague | @RealSociedad 3 x 1 @SLBenfica#ChampionsELEVEN pic.twitter.com/u9YxT0KLsD
As águias entraram bem no segundo tempo e Otamendi esteve perto do segundo aos 59 minutos, com um grande remate de longe defendido por Remiro.
Em paralelo com o jogo, nas bancadas viam-se tochas a voar, com a Real Sociedad a acusar os benfiquistas presentes no estádio: "Vergonha de adeptos do Benfica", escreveram os bascos na conta oficial em castelhano no X (antigo Twitter). O Benfica foi recentemente castigado com um jogo fora sem adeptos por causa de situações semelhantes.
VERGÜENZA AFICIONADOS DEL @SLBenfica
- Real Sociedad Fútbol (@RealSociedad) November 8, 2023
A partir de meio da segunda parte, os bascos voltaram a tomar conta da partida, voltando a chegar frequentemente com perigo à área do Benfica.
Apesar disso, o resultado não se alterou mais até ao fim. O Benfica acaba por ser eliminado da Liga dos Campeões, com zero pontos ao fim de quatro jornadas. Por outro lado, a Real Sociedad tem a qualificação para os oitavos de final da prova assegurada.
Onze da Real Sociedad: Remiro, Elustondo, Zubeldia, Le Normand, Muñoz, Zubimendi, Merino, Méndez, Kubo, Barenetxea e Oyarzabal.
Onze do Benfica: Trubin, António Silva, Otamendi, Morato, João Neves, João Mário, Florentino, Aursnes, Di María, Rafa e Arthur Cabral.
Suplentes do Real Sociedad: Ayesa, Unai Marrero, Odriozola, Carlos Fernández, Ali Cho, Zkharyan, Olasagasti, Sadiq, Turrientes, González, Magunacelaya e Marín.
Suplentes do Benfica: Samuel Soares, Kokubo, Jurásek, Gonçalo Guedes, Tegnstedt, Chiquinho, Musa, João Victor, Tomás Araújo e Tiago Gouveia.