Sócrates fala em «grande momento de contentamento» provocado por Vanessa Fernandes
O primeiro-ministro destacou o «grande momento de contentamento para o país» provocado pela medalha de prata conquistada pela triatleta Vanessa Fernandes nos Jogos Olímpicos. José Sócrates não esqueceu ainda o abandono da carreira anunciado por Francis Obikwelu.
Corpo do artigo
O primeiro-ministro homenageou, esta segunda-feira, a triatleta Vanessa Fernandes, a primeira portuguesa a conquistar uma medalha nos Jogos Olímpicos de 2008, após o segundo lugar na prova da modalidade.
«Foi um grande momento de contentamento para o país», afirmou José Sócrates, que deixou uma «palavra de confiança e homenagem a todos os atletas portugueses participantes nos Jogos Olímpicos».
Sócrates disse ainda acreditar na conquista de mais medalhas por parte de atletas nacionais, mas lembrou que «o mais importante é que os atletas representaram os portugueses e Portugal, deram o seu melhor e, por isso, estamos todos reconhecidos ao seu esforço».
O chefe do Governo português não deixou passar em claro a declaração do abandono de carreira por parte do velocista Francis Obikwelu, que se ficou pelas meias-finais dos 100 metros.
«Essa declaração comoveu-me e tenho a certeza que enterneceu a maior parte dos portugueses», continuou Sócrates, que classificou Obikwelu como um «grande atleta que representou Portugal e nos deixou a todos uma marca de amor a Portugal».
«Tivemos muito honra em ser representados por ele em muitas provas internacionais e, em particular, nos Jogos Olímpicos», afirmou o primeiro-ministro que adiantou ainda que o velocista deixou a «todos a sensação de grande orgulho em tudo o que ele fez representando Portugal».