O Sp. Braga e FC Porto vão disputar a 18 de Maio a vitória na Liga Europa, garantindo assim para o futebol português o sétimo sucesso em competições europeias.
Corpo do artigo
O futebol português assegurou, esta quinta-feira, a vitória na edição 2009/10 da Liga Europa, ao colocar o Sp. Braga e o FC Porto na final desta competição, naquela que será a primeira final europeia apenas com equipas portuguesas.
O Sp. Braga, que afastou o Benfica, conseguiu desta forma a primeira final europeia da sua história, algo absolutamente novo para o clube minhoto que, no início desta época, tinha apenas no palmarés uma presença nos quartos-de-final de prova europeia.
Os bracarenses juntaram-se ainda a FC Porto, Benfica e Sporting no restrito lote de clubes portugueses que chegaram a uma final europeia.
Já o FC Porto poderá conquistar em Dublin o seu quarto troféu europeu, isto depois da vitória na Taça dos Clubes Campeões Europeus de 1986/87, do triunfo na Taça UEFA de 2002/03 e do sucesso alcançado na época seguinte na Liga dos Campeões.
O Sp. Braga e o FC Porto disputam a final da Liga Europa a 18 de Maio na capital irlandesa, naquele que será a 15ª final europeia com a presença de equipas portuguesas e onde Portugal vai conquistar o sétimo troféu europeu da sua história.