O Sporting imitou Benfica e FC Porto e não foi além de uma igualdade na primeira jornada do campeonato, ao empatar a zero no terreno do V. Guimarães.
Corpo do artigo
O Sporting não conseguiu, este domingo, melhor que um nulo na deslocação ao reduto do V. Guimarães, na sua primeira partida no campeonato em que não conseguiu materializar em golos a sua superioridade.
Depois de Benfica e FC Porto também terem iniciado a presente edição da Liga com empates, os leões tiveram mais posse de bola e mais situações de perigos, mas nunca conseguiram desfazer a igualdade.
Perante um adversário defensivo, a equipa leonina entrou melhor e esteve perto do golo logo aos sete minutos num remate de Carrillo, que passou perto da baliza à guarda de Douglas.
Os vimaranenses responderam aos 16 minutos num relate de Barrientos, que Rui Patrício defendeu, com o Sporting a responder a este remate com lances de Carrillo e Cedric, ainda antes da meia hora, a que Douglas respondeu com boas defesas.
Na segunda parte, o Sporting voltou a estar perto do golo num remate do central Rojo, aos 48 minutos, sofrendo depois um valente susto, quando Soudani, após um livre, aos 66 minutos, cabeceou ligeiramente acima da baliza de Rui Patrício.
Nos últimos dez minutos, os leões voltaram a estar mais perto golo, mas van Wolfswinkel não conseguiu marcar, mantendo-se assim o nulo até final da partida.
Sob a arbitragem de João Capela, de Lisboa, no Estádio D. Afonso Henriques, as equipas alinharam da seguinte forma:
V. Guimarães: Douglas; Alex, N'Diaye, Defendi e Bruno Teles; El Adoua e André André; Ricardo, Barrientos (Marco Matias, 63) e Toscano (Milan Lalkovic, 87); Soudani.
Suplentes: Delac, Freire, João Ribeiro, Dinis, Marco Matias, Leonel Olímpio e Lalkovic.
Sporting: Rui Patrício; Cedric, Khalid Boulahrouz, Marcos Rojo e Insúa; Elias, Gelson Fernandes (Labyad, 72), Carrillo, Adrien Silva (André Martins, 46), Diego Capel (Jeffren,89); Van Wolfswinkel.
Suplentes: Marcelo, Daniel Carriço, André Martins, Stijn Schaars, Rinaudo, Labyad, Jeffrén.
Ação disciplinar: cartão amarelo a Barrientos (28), Ricardo (36), van Wolfswinkel (41), Marcos Rojo (54), Carrillo (65'), Alex (74), André Martins (80) e Cedric (90).