Bruno Alves foi expulso e Portugal perdeu - e o que diz o jogador? O congresso do PS - e quanto a geringonça mudou o partido. E outras 3 notícias para começar o dia bem informado pela TSF.
Corpo do artigo
1. Bruno Alves diz que fez mal as contas. O central português foi expulso ainda na primeira parte do jogo em Wembley, depois de uma entrada violenta. E explicou assim ao Valter Madureira o que aconteceu no lance que deu cabo do segundo teste português antes do europeu: "Cheguei mal na bola". O jogo acabou com uma derrota por 1-0. Fernando Santos diz que aquela foi a única "desatenção". Agora adivinhe quem vai visitar a seleção hoje? Isso mesmo, Marcelo Rebelo de Sousa.
2. O Governo pode baixar em 15% as portagens nas ex-Scut. O estudo está feito desde o governo anterior e mostra que essa redução acabará por render cerca de 20 milhões ao Estado, face ao aumento de tráfego previsto. Há, mesmo assim, duas exceções a assinalar. O atual Governo socialista diz que os dados, hoje revelados pela TSF, são a base para a sua promessa de baixar os preços algures no verão.
3. A geringonça mudou o PS? Os socialistas começam hoje o seu congresso - e o Manuel Acácio pegou num título do Jornal de Negócios para lançar o Fórum de hoje: "A geringonça mudou o PS?". Vale a pena seguir daqui a pouco.
Pelo meio, vale a pena ir ouvindo as conversas que o João Alexandre teve com alguns socialistas, como António Galamba, um dos maiores críticos da direção de António Costa, mas também com o líder da JS, que leva temas "fraturantes ao congresso" sem grande esperança de aceitação: "Há temas que podem ser delicados para o Executivo", diz ele. Há mais ainda, para ouvir ao longo do dia.
4. Isabel dos Santos comanda a Sonangol. A empresária angolana foi nomeada presidente da maior empresa angolana, com a missão de a reestruturar face à atual baixa do preço do petróleo. Vem aí um "programa de reestruturação", diz ela.
5. Novo Banco e Banif. Uma notícia de hoje: há três bancos a operar em Portugal a manifestar interesse no Novo Banco, pedindo acesso aos dados da instituição. E uma de ontem: Maria Luís Albuquerque voltou à comissão de inquérito ao Banif, para dizer que Bruxelas pressionou, mas não exigiu, a venda do Banif no ano passado. A Comissão Europeia também falou do assunto.
PARA OUVIR, VER E DIVERTIR
PIGS: a crítica económica em forma de arte. Portugal, Itália, Grécia e Espanha foram (são) os países que fizeram o acrónimo da crise europeia (em inglês, claro). E são agora o mote para uma exposição de artistas plásticos que não viram ninguém a Europa do Sul a apanhar sol e dormir a sesta. A curadora Blanca de la Torre ainda está a acabar de montar a exposição na Galeria Municipal do Porto, mas a Bárbara Baldaia já falou com ela.
TSF à mesa - ideias para o fim de semana. É um clássico da nossa rádio, mas ainda não tinha passado por aqui. O António Catarino tem já um longo roteiro pelos melhores restaurantes do país, que podem servir de mote para um excelente fim de semana. Vai uma entrada?
Caixa Ribeira. O Rui Lameira dedicou o Zona Ribeirinha de ontem ao festival que vai levar o fado ao fim de semana do Porto. Eu bem gostava de dar lá um salto, mas a missão do meu fim de semana vai mesmo ser o congresso do PS. Entre os diretos e o Bloco Central especial, passe pela TSF que vai encontrar-nos por lá.
Tenha uma boa sexta-feira, tenha um fim-de-semana feliz.
Até já!