O Governo discute hoje em Conselho de Ministros a proposta de orçamento retificativo, que deverá também ser entregue na Assembleia da República antes do final do dia.
Corpo do artigo
O documento vai incluir cortes transversais em todos os ministérios e tem como objetivo ajustar o nível de despesa de forma a adaptar o exercício orçamental ao chumbo do Tribunal Constitucional a quatro normas do Orçamento do Estado para 2013.
Este documento terá de acomodar pelo menos os cortes de 0,5% do Produto Interno bruto, cerca de 820 milhões de euros, nos diversos programas orçamentais acordados numa anterior reunião do Conselho de Ministros.
Vítor Gaspar considerou, quarta-feira, que «o cenário macroeconómico do orçamento retificativo será exatamente o do Documento de Estratégia Orçamental [apresentado no fim de abril]», acrescentando que «esse cenário está consensualizado com as três organizações da troika».
De acordo com o relatório 'Economic Outlook' , da OCDE, a economia portuguesa terá uma recessão mais profunda este ano, de 2,7% do Produto Interno Bruto (PIB), e deverá crescer menos em 2014 que o esperado pelo Governo e pela troika.
O relatório divulgado quarta-feira, (com as perspetivas globais da instituição, publicado duas vezes por ano), refere que a recessão deverá ser maior em 0,4 pontos percentuais face à última estimativa do Governo e da troika, que previa um recuo de 2,3%.