A directora geral do Fundo Monetário Internacional (FMI) elogiou hoje o compromisso do G7 de cooperar para garantir a estabilidade dos mercados, salientando que contribuirá para estimular o crescimento económico global.
Corpo do artigo
«Congratulo-me com as declarações do Banco Central Europeu (BCE), líderes franceses e alemães e do G7, e com o seu compromisso para adoptar todas as medidas necessárias de forma coordenada de modo a garantir a estabilidade e liquidez dos mercados financeiros», afirmou Lagarde citada num comunicado do FMI.
Para a responsável, «essa cooperação (do G7) contribuirá para manter a confiança e beneficiará o crescimento económico mundial».
O BCE anunciou no domingo que vai adquirir mais títulos da dívida de países europeus em dificuldade.
Os ministros das Finanças e governadores dos bancos centrais do grupo das sete maiores economias mundiais acordaram hoje adoptar as medidas necessárias para «garantir a estabilidade e liquidez dos mercados financeiros».
Num comunicado conjunto, divulgado após uma conferência telefónica, o G7 reforçou o seu compromisso de «realizar uma acção coordenada, se for necessário, para assegurar a liquidez e apoiar o funcionamento dos mercados financeiros, estabilidade financeira e crescimento económico» face à «tensão dos mercados».
Esta declaração surge quando se procura acalmar o nervosismo dos mercados depois da degradação da nota da dívida soberana dos EUA pela Standard & Poor's na sexta-feira, de AAA, a nota máxima, para AA+, o que aconteceu pela primeira vez na história do país.