O ministro Vítor Gaspar garantiu, esta manhã, no Parlamento, que o processo de privatizações é transparente e que a reforma do Estado é uma questão política incontornável.
Corpo do artigo
Durante uma audição na Comissão Parlamentar que acompanha as medidas do programa de ajustamento português, o ministro das Finanças, Vítor Gaspar, garantiu total transparência nos processos de privatização em curso, e que nos últimos dias têm levantado uma onda de críticas por parte da oposição.
«O processo de privatizações é organizado de forma transparente, é fundamental que o seja. Recordo que é sujeito a uma dupla fiscalização por comissões especiais de acompanhamento e pelo Tribunal de Contas. Com a conclusão da privatização da TAP e da ANA estaremos em condições de superar a estimativa de encaixe financeiro com estas operações, incluída no memorando de entendimento inicial», afirmou.
«Não obstante, condições de mercado adversas, fá-lo-emos salvaguardando os melhores interesses públicos, com destaque para o interesse estratégico nacional», assegurou o ministro Vítor Gaspar.